A arte e a ética

Está comprovado que nem sempre as pessoas são convencidas por argumentos racionais. É verdade... Somos seres inteligentes, mas, mesmo assim, não vivemos sob a ditadura da lógica. Em muitos momentos, é a sensibilização que nos convence de algo. Por isso, a Arte tem um papel ‘megafundamental’ na nossa educação e comunicação de uma forma geral. Um texto dramático em prosa, verso ou representado no teatro ou no cinema nos toca e nos desperta a atenção para certas situações. Esse despertar muitas vezes está relacionado a um debate ético, gerando reflexão e consequentemente uma mudança de atitude.

Eu adoro filmes. Além de serem divertidos, nos ensinam muito. Tem filmes que eu me lembro por me marcarem sobre certos assuntos. Filadélfia mostra o preconceito contra um advogado com Aids. O filme é tão bem feito que eu me coloquei no lugar do personagem do Tom Hanks. Como deve ser difícil viver aqui! Compreendi mais essa situação depois do filme. Homens de Honra aborda o preconceito contra negros. Filmaço também! Crash ganhou o Oscar e trata dos inúmeros conflitos étnicos na cidade de Los Angeles. Imperdível! Obrigado por fumar fala sobre a indústria do cigarro e das táticas podres que eles usam para viciar as pessoas. Esse é obrigatório para todos.

Esses são filmes que vi e que ensinaram sobre Ética. Recomendo todos eles. Deixo aqui um convite para pensar e se divertir.

 

Saiba mais​

A Ética Xintoísta

Ética e pontualidade

Leonardo “Leo” Gantes

Eu tinha um comportamento péssimo – pelo menos era o que meus pais achavam - até ficar amigo Fred, um pedagogo que meu pai conheceu, e começar a aprender sobre Ética. Ele não me ensinou como eu deveria me comportar, não tentou me doutrinar. Ele optou por conversar comigo, me compreender e ao mesmo tempo me ensinou sobre Ética e como raciocinar para tomar atitudes melhores. Continuo sem gostar muito de estudar… rsrsrs… Mas pelo menos agora faço escolhas com mais consciência. Gosto mesmo de sair com meus melhores amigos, Sid e Teresa, e minha namorada, Helena, além de filmes de zumbi e sou superfã do Batman. Na minha área no Galera Cult, vou compartilhar com vocês alguns pensamentos e provocações, sempre sobre o comportamento humano.