Uma das formas bacanas e conviver e mudar ao mesmo tempo o mundo, é valorizar a cooperação. Depois de estudar um pouco sobre o assunto, com a orientação de meu amigo-pedagogo Fred, achei na internet a Pedagogia da Cooperação. Ca-ram-ba! Achei a proposta iradíssima!
Uma das lições mais incríveis foi sobre as barreiras à cooperação. Basicamente, seriam os elementos, ou melhor, os comportamentos que temos que nos afastam uns dos outros, enquanto seres humanos, e dificultam a cooperação.
Para ficar mais fácil de entender, o pessoal da Pedagogia da Cooperação elegeu quatro elementos: o apego, a falta de integridade, a falta de atenção e dificuldade com comunicação.
Sobre o apego... Primeiro, vamos entender: o que é apego? Muitas vezes, ficamos apaixonados por pessoas, coisas ou até mesmo ideias. Essa paixão gera sentimento de posse e você acaba se apegando a essa pessoa, objeto ou ideia. Esse apego dificulta a cooperação, pois se você acredita que aquilo é seu (e somente seu), não vai querer dividir com ninguém, não é mesmo?
Íntegra é a pessoa que mantêm seu comportamento independente das condições. A falta de integridade acontece quando você, devido às circunstâncias, muda seu comportamento, não segue seus princípios. Exemplo: você está em uma fila e vê que várias pessoas estão “furando”. A situação “convida” você a fazer o mesmo. Porém, a pessoa íntegra segue seus princípios (respeitar a fila, no caso) e mantém sua atitude.
Para cooperar, precisamos perceber as pessoas, ou seja, prestar atenção nelas, nas suas necessidades e nas oportunidades que existem de ajudar a todos. Porém, nem sempre temos esse hábito, pois não fomos educados a prestar a atenção em tudo e todos, mas somente às nossas necessidades.
Mesmo que sejamos desapegados, íntegros e que prestemos atenção em tudo e todos, ainda temos uma última barreira: a comunicação. Não aprendemos a ouvir, compreender e falar corretamente, a aprendizagem fica limitada a regras gramaticais. Essa dificuldade talvez seja a maior delas e muitas vezes, por incompetência, não nos entendemos e consequentemente não cooperamos.
Acho que é isso! Agora que você já conhece algumas barreiras que dificultam a cooperação, já tem um caminho a trilhar para superar o individualismo e cooperar com seus semelhantes.
Saiba mais
Ética e pontualidade
Além da tolerância