As aventuras da Odisseia e o famoso cavalo de Troia

Começo contando uma pequena curiosidade, que tenho certeza que não conhecem. Vocês sabiam que muitos historiadores questionam a veracidade dessa guerra? Isso mesmo, muitos se perguntam se ela realmente aconteceu e quais foram suas causas, locais de batalhas e suas consequências. Tudo isso, porque grande parte do que conhecemos da Guerra de Troia foi contado por Homero, um poeta da Grécia antiga. Homero se dizia inspirado pelas musas (deusas gregas) e contou através dos seus poemas diversas passagens heroicas do povo grego. Entres seus poemas mais conhecidos estão Ilíada e Odisseia, e é exatamente neste último que conta a trajetória de Ulisses (do grego Odisseu, por isso Odisseia) que está o relato da famosa Guerra de Troia. Vamos conhecer agora um pouco mais dessa incrível batalha!
 
De acordo com o poema de Homero, a Guerra de Troia foi causada pelo rapto da princesa Helena de Troia. Isto ocorreu quando Paris, filho do rei de Troia, estava em uma viagem diplomática a Esparta e se apaixonou por Helena, casada com o rei grego Menelau. Com o rapto da princesa por Paris, Menelau enfurecido pediu ajuda a seu irmão, o poderoso rei Agamenon, que organizou seu exército e atravessou o mar Egeu para atacar Troia. Para a batalha, foram levados grandes guerreiros gregos como Ulisses, personagem principal da narrativa de Homero, e Aquiles, no qual falaremos mais a seguir. As embarcações gregas chegaram à praia próxima a Troia e iniciaram um cerco que durou mais de dez anos e custou a vida de muitos homens dos dois lados. 
 
Para alcançar a vitória na guerra, os gregos utilizaram de um artifício que ficou conhecido como o cavalo de Troia. O plano, pensado por Ulisses, consistiu nos gregos fingirem a desistência da guerra embarcando em seus navios, deixando na praia apenas um enorme cavalo de madeira. Os troianos, vendo a escultura, decidiram levá-la para o interior de sua cidade, como símbolo de sua vitória. À noite, quando todos dormiam, os soldados gregos, que se escondiam dentro do cavalo de madeira, saíram e abriram osportões para que todo o exército, que havia retornado rapidamente à praia, invadisse a cidade.
 
O plano foi um sucesso e os troianos foram pegos de surpresa. A queda de Troia culminou com a morte do rei e de seus dois filhos Heitor, morto por Aquiles, e Paris. Helena de Troia foi resgatada por Menelau e Aquiles tornou-se um grande herói. Entretanto, no final dos combates Aquiles foi flechado no seu único ponto de franqueza, o seu calcanhar. Daí então, surgiu a expressão o calcanhar de Aquiles. Ulisses depois da guerra, devido a uma profecia, demorou mais dez anos vagando pelo mar até conseguir voltar para casa. Apesar dos verdadeiros acontecimentos ocorridas na guerra Troia ainda serem uma incógnita para os historiadores, as aventuras contadas por Homero através da Odisseia continuam povoando o imaginário de todos nós, sendo sem dúvida uma incrível batalha para todos nós apaixonados pela História. Um beijo para vocês e até a próxima viagem pela História!!!
 

Saiba mais

Os gregos

Os balneários romanos e suas ações terapêuticas

 

Titta Resor “Titta”

Filha única de historiadores e educadores, tive meus pais sempre muito presentes na minha vida. Por isso, nunca tive dúvida de que seguiria seus passos. Eles sempre contavam inúmeras histórias para ilustrar o que queriam ensinar. Percebia que meus amigos não tinham a mesma oportunidade. Eles sempre reclamavam da ausência dos pais e percebia que isso afetava o comportamento deles. Assim, resolvi mergulhar em um grande projeto: como usar a História para levantar questionamentos e ensinar “boas” atitudes para as pessoas? Resolvi usar o bom exemplo dado pelos meus pais para responder essa pergunta. Minha missão aqui, no Galera Cult, será educar através de histórias, mais precisamente contando um pouco sobre a vida de grandes personagens da História. É o que eu chamo de usar História e Biografias para educar.