As escalas de temperatura de Celsius e de Fahrenheit

Com certeza você já ligou a televisão no momento que estava passando a previsão do tempo para a sua cidade. O apresentador avisa que fará muito calor, pois as temperaturas chegam aos 40º. Em seguida, você sai de casa e confere o termômetro na rua: 40º C. Que baita calor!!! Através das aulas de matemática você aprendeu que o C após a marcação térmica vem de Celsius, o inventor dessa escala de temperatura. Da mesma forma, conheceu que existem outras escalas térmicas, como a escala Fahrenheit utilizada em alguns países, como os EUA. Agora, você deve estar se questionando: o que fizeram Celsius e Fahrenheit para ficarem tão famosos assim? É o que vamos conhecer a seguir.

Andres Celsius nasceu na Suécia no ano de 1701, foi professor da Universidade de Uppsala no campo da Astronomia entre os anos de 1730 e 1744 estudou por mais de quinze anos a Aurora Boreal, fenômeno observado a noite nos países polares, publicando algumas pesquisas sobre o tema. Porém, alcançou notoriedade pela escala de temperatura que desenvolveu baseada em dois pontos fundamentais: o ponto de congelamento e o ponto de ebulição. Esses dois pontos são separados por 100 unidades, assim, o sistema ficou conhecido como centígrado. Mas, em homenagem ao criador da escala, esta passou a ser chamada normalmente de Celsius. Inventor do termômetro centígrado, Celsius morreu com apenas 42 anos de idade, vítima de violenta tuberculose.

 

 

Já Daniel Gabriel Fahrenheit nasceu em 1686 na atual região da Polônia, estudou química em Amsterdã na Holanda, sendo seu principal invento o termômetro de álcool, substituído depois por mercúrio, produto que permitia maior precisão nos resultados. Para esse invento desenvolveu uma escala térmica, denominada escala Fahrenheit. Nesse escala o ponto de ebulição encontra-se a 212ºF e o ponto de fusão do gelo a 32º F. O contato intenso com o mercúrio foi o motivo de sua morte no ano de 1736.

Depois de conhecer um pouco da história de cada um desses grandes cientistas falta apenas aprender a fazer a conversão de uma escala de temperatura para outra. Ainda não sabe? Então, mãos à obra e vamos aprender!

Titta Resor “Titta”

Filha única de historiadores e educadores, tive meus pais sempre muito presentes na minha vida. Por isso, nunca tive dúvida de que seguiria seus passos. Eles sempre contavam inúmeras histórias para ilustrar o que queriam ensinar. Percebia que meus amigos não tinham a mesma oportunidade. Eles sempre reclamavam da ausência dos pais e percebia que isso afetava o comportamento deles. Assim, resolvi mergulhar em um grande projeto: como usar a História para levantar questionamentos e ensinar “boas” atitudes para as pessoas? Resolvi usar o bom exemplo dado pelos meus pais para responder essa pergunta. Minha missão aqui, no Galera Cult, será educar através de histórias, mais precisamente contando um pouco sobre a vida de grandes personagens da História. É o que eu chamo de usar História e Biografias para educar.