Euler e os avanços da matemática

Oi amigos, tudo bem? Hoje, vamos bater um papo sobre um matemático que mudou a história dessa ciência. Através de suas pesquisas sobrea geometria, os números e a física, Leonhard Euler tornou-se um dos maiores expoentes e um dos cientistas mais produtivos de todos os tempos. Alguns dados afirmavam que Euler chegou a escrever mais de 800 artigos científicos ao longo de sua vida, não apenas sobrediferentes áreas da matemática, mas também sobre temas relacionados a engenharia, o magnetismo, a geografia, a balística, entre outros... Ufa! Esse rapaz gostava mesmo de estudar. O mais incrível dessa história é que Leonhard Euler quase seguiu outro caminho em sua vida, você acredita nisso? Para conhecer um pouco mais dessa biografia marcada pela dedicação e perseverança leia as próximas linhas do “História e Biografias”.

Euler nasceu em Basel na Suíça, mas passou grande parte de sua vida e de sua carreira entre a Alemanha e a Rússia. Filho de um pastor da religião calvinista entrou durante a adolescência na Universidade de Teologia para seguir os passos de seu pai. Entretanto, nessa época a paixão pelos estudos ligados a álgebra e a geometria levaram Euler a mudar de carreira. Com o consentimento de seu pai, mudou para a matemática e após terminar os estudos na Suíça transferiu-se para a Academia de Ciência de Petersburg, na Rússia, em 1727. O cientista começou a ficar conhecido depois da publicação do seu livro Mechanica, onde realiza uma leitura da física Newtoniana através de uma análise matemática. Depois disso, trabalhou durante 25 anos na Universidade de Berlim, na Alemanha. 

Na área da matemática, seus estudos sobre a teoria dos números, foram vitais para a fundamentação do cálculo, além disso refinou a noção de uma função. Criou ainda notações matemáticas como símbolo do pi (π) e o símbolo do sigma ( ∑ ), além de introduzir as funções transcendentais beta e gama. E como se não bastasse sua incrível produção no campo da matemática, Euler ainda pesquisou e escreveu sobre as órbitas dos planetas, sobre artilharia e balística, construção naval e navegação, sobre o movimento da Lua, além de produzir uma obra científica para leigos: Lettersto a Princess of Germany (Cartas a uma Princesa da Alemanha). 

No final de sua vida, Euler teve que lutar contra cegueira que desenvolveu devido a catarata. Apesar da limitação visual, Euler continuou produzindo seus estudos até seu falecimento que ocorreu em 1783. Mesmo depois de sua morte seus estudos continuaram sendo publicados pela faculdade de São Petersburgo por muitos e muitos anos. Não é à toa, que Leonhard Euler tornou-se um dos maiores nomes da matemática de todos os tempos, sendo os seus estudos fundamentais para o ensino atual dessa disciplina. Um abraço e até a próxima!

Titta Resor “Titta”

Filha única de historiadores e educadores, tive meus pais sempre muito presentes na minha vida. Por isso, nunca tive dúvida de que seguiria seus passos. Eles sempre contavam inúmeras histórias para ilustrar o que queriam ensinar. Percebia que meus amigos não tinham a mesma oportunidade. Eles sempre reclamavam da ausência dos pais e percebia que isso afetava o comportamento deles. Assim, resolvi mergulhar em um grande projeto: como usar a História para levantar questionamentos e ensinar “boas” atitudes para as pessoas? Resolvi usar o bom exemplo dado pelos meus pais para responder essa pergunta. Minha missão aqui, no Galera Cult, será educar através de histórias, mais precisamente contando um pouco sobre a vida de grandes personagens da História. É o que eu chamo de usar História e Biografias para educar.