Galileu Galilei e a Santa Inquisição

Você já ouviu falar em Galileu Galilei, cientista italiano com pesquisas em áreas como astronomia, física e matemática? Ele foi uma das grandes mentes da História! Nasceu no ano de 1564 em Pisa, na Itália e se notabilizou por seus estudos sobre o movimento uniformemente acelerado, o movimento do pêndulo, a lei dos corpos e a inércia. Você sabia que alguns de seus estudos serviram de base para o desenvolvimento da mecânica de Isaac Newton?

Professor da Universidade Pisa e da Universidade de Pádua, Galileu conheceu e desenvolveu o uso do telescópio. Apesar de não ser o inventor do telescópio, foi o primeiro que utilizou o instrumento para a observação astronômica constatando os satélites de Júpiter, os anéis de Saturno e as crateras e montanhas da Lua. Que máximo!!!! Essas observações fizeram Galileu defender a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico. Você deve estar se perguntando que teoria é esta, né? Provavelmente, você já deve ter estudado na aula de História, mas acabou esquecendo.  Vou te ajudar a lembrar!

A principal teoria de Galileu confirmava as pesquisas realizadas anteriormente por Nicolau Copérnico, defendendo que o Sol estaria no centro do universo e não a terra, como afirmava a Igreja Católica de acordo com a teoria geocêntrica de Aristóteles. Suas ideias e teorias, consideradas avançadas e ameaçadoras na época, fizeram que em sua vida nem tudo fossem flores. É sério... Ele foi perseguido e condenado pelo Tribunal da Santa Inquisição, órgão da Igreja Católica que tinha a função de punir os hereges. Esse grande cientista teve que negar suas próprias teorias, entre elas a teoria heliocêntrica. Nossa, isso é muito triste!

 

 

Sua perseguição por parte da Igreja começou depois do lançamento do seu livro Sidereus Nuncius (O Mensageiro das Estrelas) em 1610. Na ocasião, após suas observações astronômicas, Galileu passou a defender abertamente o heliocentrismo. O fato curioso dessa história, é que o papa da época Urbano VIII (assume como papa em 1623) era admirador do trabalho de Galileu e incentivava suas pesquisas. No entanto, a Igreja impunha uma condição a Galileu: ele deveria continuar os seus estudos sobre os astros, mas sempre apenas como uma hipótese matemática, pois a verdade que a Terra era o centro do universo continuaria intocável.

O último episódio dessa história ocorre quando Galileu escreve, a pedido do papa, o livro Diálogo sobre os dois grandes sistemas do mundo compondo um diálogo entre a teoria geocêntrica e a teoria heliocêntrica. O livro foi considerado herético, chegando o papa a acreditar que sua figura estava sendo ridicularizada no livro. A Igreja condena Galileu a negar publicamente suas opiniões e a prisão domiciliar onde morreria no ano de 1642.

Entretanto, podemos afirmar que a História absolveu Galileu, já que suas pesquisas foram fundamentais para o avanço da ciência e do conhecimento do Universo. O que hoje para nós parece algo tão “banal”, pois sabemos que a Terra gira em torno do Sol e que está no centro da Via Láctea, foi fruto do trabalho, da dedicação aos estudos e da defesa da ciência por Galileu Galilei. Ele foi O CARA!!!

Titta Resor “Titta”

Filha única de historiadores e educadores, tive meus pais sempre muito presentes na minha vida. Por isso, nunca tive dúvida de que seguiria seus passos. Eles sempre contavam inúmeras histórias para ilustrar o que queriam ensinar. Percebia que meus amigos não tinham a mesma oportunidade. Eles sempre reclamavam da ausência dos pais e percebia que isso afetava o comportamento deles. Assim, resolvi mergulhar em um grande projeto: como usar a História para levantar questionamentos e ensinar “boas” atitudes para as pessoas? Resolvi usar o bom exemplo dado pelos meus pais para responder essa pergunta. Minha missão aqui, no Galera Cult, será educar através de histórias, mais precisamente contando um pouco sobre a vida de grandes personagens da História. É o que eu chamo de usar História e Biografias para educar.