Minha história de vida e um sonho de infância

Já que o assunto do nosso post de hoje na “História e Biografias”  é o passado, decidi contar um pouco mais da minha história de vida. Sou historiadora, filha de educadores e historiadores, segui os passos de meus pais que sempre estiveram presentes na minha vida. O exemplo deles sempre foi muito importante para mim. Lembro quando ainda era criança, minha imensa curiosidade e felicidade quando eles me levavam para fazer passeios culturais, como as visitas a museus, bibliotecas e espaços públicos. Meu pai, sempre carregando seus livros despertou em mim a paixão pela leitura, já minha mãe com seu olhar investigativo desenvolveu minha visão crítica do mundo. Uma coisa a Titta não pode deixar de falar para vocês: aproveite ao máximo a presença dos seus pais, pois eles sempre tem muitas coisas para te ensinar.

Quando completei 15 anos me empenhei em fazer um grande projeto: como utilizar a história para suscitar perguntas e ensinar boas atitudes para as pessoas? Minha fascinação de criança tonou-se uma paixão na adolescência ao perceber que a História me permitia conhecer outras civilizações, outras épocas, outros costumes e culturas.  Através de inúmeras viagens pela História, percebi que os aprendizadosdas experiências humanas não podem ser esquecidos e devem servir de exemplos para nossas vidas. Além disso, comecei a observar o mundo que vivia de maneira mais crítica, buscando compreender as diferentes causas e circunstâncias dos acontecimentos. Minha mãe, sempre me disse uma coisa muita importante: “minha pequena Titta, não aceite tudo que te falam sem antes investigar!” E assim eu cresci, com um olhar interessado e desafiador, procurando sempre conhecer a verdade dos fatos. 

Quando terminar o ensino médio quero entrar na faculdade e conhecer como se investiga a História. De acordo com meus pais, a História é uma ciência que possui regras e métodos que devem ser seguidas e respeitadas para que uma pesquisa seja aceita pelos historiadores. Além disso, tenho o desejo de trabalhar em arquivos investigando documentos sobre a História do Brasil. Minha vontade é pesquisar sobre diferentes personagens da nossa História, entre eles D. Pedro II, Tiradentes, Zumbi, Getúlio Vargas, Princesa Isabel. Para mim, os grandes personagens históricos tem muitas virtudes a nos ensinar, mas não devemos esquecer que eles são pessoas, que, como nós, amam e odeiam, lutam e fogem, salvam e perseguem, pensam, se afligem, obtém conquistas e derrotas.... Acima de tudo, a história não está morta, ela fala de pessoas de pessoas vivas!! 

Depois da faculdade, quero dar aula de História para o ensino fundamental e médio. Além de ser historiadora quero me tornar professora e realizar o grande desafio da minha vida, ou seja, utilizar a história para ensinar aos outros a terem boas atitudes, conhecerem diferentes culturas e desenvolverem a cidadania. É demais ser historiadora!!! Eu amo essa profissão!! Um beijo em vocês e até a próxima.  

Titta Resor “Titta”

Filha única de historiadores e educadores, tive meus pais sempre muito presentes na minha vida. Por isso, nunca tive dúvida de que seguiria seus passos. Eles sempre contavam inúmeras histórias para ilustrar o que queriam ensinar. Percebia que meus amigos não tinham a mesma oportunidade. Eles sempre reclamavam da ausência dos pais e percebia que isso afetava o comportamento deles. Assim, resolvi mergulhar em um grande projeto: como usar a História para levantar questionamentos e ensinar “boas” atitudes para as pessoas? Resolvi usar o bom exemplo dado pelos meus pais para responder essa pergunta. Minha missão aqui, no Galera Cult, será educar através de histórias, mais precisamente contando um pouco sobre a vida de grandes personagens da História. É o que eu chamo de usar História e Biografias para educar.