O ciclo da mineração e a degradação do meio ambiente

Hoje, a Titta vai contar uma história que aconteceu há alguns séculos atrás na época em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. No final do século XVII, o Brasil vivia uma crise por causa da queda do açúcar, principal atividade econômica da época, que estava, então, se desvalorizando mais a cada ano. Tudo isso porque os holandeses haviam começado a produzir açúcar nas colônias da América Central, na região das Antilhas, gerando, assim, uma ampla concorrência contra os portugueses que produziam açúcar no Brasil. Diante dessa situação, era necessário buscar novas fontes de riquezas na colônia, a fim de obter lucro e enviar para a Coroa Portuguesa. Neste momento, foi descoberto algo realmente valioso que os portugueses tanto haviam procurado nesse território. As primeiras minas de ouro foram encontradas nas regiões de Minas Gerais dando início ao chamado ciclo do ouro no Brasil.
 
Visando o aumento do controle sobre a entrada e a saída do ouro da região das minas, a capital da colônia foi transferida pela coroa portuguesa de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763, garantindo assim uma forma de estar mais próximo das regiões exploradas e controlar melhor a atividade que se tornaria a mais lucrativa do período colonial. O ciclo vigorou com durante os primeiros sessenta anos do século XVIII, quando a produção de ouro começou a decair devido ao esgotamento progressivo das minas da região explorada. 
 
Podemos perceber pela história que acabei de contar, que os homens retiraram da natureza o ouro, a prata e os diamantes. Mas além desses recursos, muitos outros foram extraídos da natureza. Para isso, tivemos que explorar e destruir o meio ambiente. Motivados pelo lucro e pela ganância, os homens não pensaram em preservar a natureza. Assim, por muito tempo ela foi mal tratada, desvalorizada e desmatada. Nos dias de hoje, sabemos do impacto que essa exploração desenfreada causou nas nossas matas e florestas. Por isso, é muito importante a conscientização do uso dos recursos naturais. 
 
Dessa forma, amiguinho (a) não a trate mal a natureza, não jogue lixo no lugar errado, não destrua as florestas e as matas, economize água, trate bem dos animais etc. Todos nós fazemos parte da natureza. Ela que nos dá os meios para a nossa sobrevivência. Todo ser vivo precisa da natureza para viver. Por isso, é tão importante preservá-la. Um abraço e até a próxima!!
 

Saiba mais

Riqueza da terra

Solo: fonte da vida

Titta Resor “Titta”

Filha única de historiadores e educadores, tive meus pais sempre muito presentes na minha vida. Por isso, nunca tive dúvida de que seguiria seus passos. Eles sempre contavam inúmeras histórias para ilustrar o que queriam ensinar. Percebia que meus amigos não tinham a mesma oportunidade. Eles sempre reclamavam da ausência dos pais e percebia que isso afetava o comportamento deles. Assim, resolvi mergulhar em um grande projeto: como usar a História para levantar questionamentos e ensinar “boas” atitudes para as pessoas? Resolvi usar o bom exemplo dado pelos meus pais para responder essa pergunta. Minha missão aqui, no Galera Cult, será educar através de histórias, mais precisamente contando um pouco sobre a vida de grandes personagens da História. É o que eu chamo de usar História e Biografias para educar.