Os balneários romanos e suas ações terapêuticas

Olá amiguinho (a), tudo bem? Hoje vamos conversar sobre uma história que vem de épocas muito antigas, lá do período do Império Romano. Neste post, a Titta vai falar sobre os famosos balneários romanos.  Você sabe o que é um balneário? Não? Então deixa eu te explicar! Mas, para isso vou te contar uma história rápida que aconteceu a poucos anos atrás. Nessa prosa que vamos levar hoje, perceberemos como a história é uma ciência que parte de descobertas e questões do presente para conhecer o passado. A história não está morta nos museus como muitos acreditam! Então, vem com a Titta viajar e mergulhar nessa história! 
 
Os balneários romanos eram casas de banho utilizadas por pessoas da elite romana, tais como os senadores e membros da aristocracia. Muitas vezes, os banhos eram utilizados para discutir política e ampliar as relações pessoais. Durante a fase de expansão romana, os balneários se espalharam pelas grandes cidades da Europa, Oriente Médio e Norte da África. É dessa expansão dos balneários para novas áreas que vem nossa história de hoje. Você imagina que no ano de 2006 foi descoberto um balneário e uma piscina em boas condições, com as canalizações funcionando? Isso mesmo, o arqueólogo Sérgio Carneiro fez essa descoberta na região da Península Ibérica e disse que esse balneário termal era um dos mais bem conservados da época romana.
 
Este permitiu coletar informações de como funcionavam os balneários e suas ações terapêuticas. Dessa forma, chegaram à conclusão que eles funcionavam como termas terapêuticas devido à água ser encontrada a uma temperatura elevada e com substâncias que serviam para o tratamento e prevenção de algumas doenças. Muitos cientistas, atualmente, investigam quais seriam os efeitos medicinais desses banhos. Porém, a história não termina por aqui. Você sabe o que é mais legal? Eles encontraram o local pelo qual pretendiam construir um estacionamento subterrâneo, e ao cavarem para construir, lá estava o balneário! Olha que demais! E você amiguinho (a), já se imaginou fazendo essa descoberta? Um beijo no seu coração e até a próxima.
 

Saiba mais

As aventuras da Odisseia e o famoso cavalo de Troia

O código

Titta Resor “Titta”

Filha única de historiadores e educadores, tive meus pais sempre muito presentes na minha vida. Por isso, nunca tive dúvida de que seguiria seus passos. Eles sempre contavam inúmeras histórias para ilustrar o que queriam ensinar. Percebia que meus amigos não tinham a mesma oportunidade. Eles sempre reclamavam da ausência dos pais e percebia que isso afetava o comportamento deles. Assim, resolvi mergulhar em um grande projeto: como usar a História para levantar questionamentos e ensinar “boas” atitudes para as pessoas? Resolvi usar o bom exemplo dado pelos meus pais para responder essa pergunta. Minha missão aqui, no Galera Cult, será educar através de histórias, mais precisamente contando um pouco sobre a vida de grandes personagens da História. É o que eu chamo de usar História e Biografias para educar.