“Penso, logo existo.”: a frase que fundou a ciência moderna

Vamos começar falando sobre as descobertas desse incrível moço na área da matemática. Com apenas 22 anos de idade, René Descartes formulou sua "geometria analítica" promovendo uma união entre os estudos da Álgebra e da Geometria,  desenvolveu ainda o Sistema de Coordenadas, também conhecido como Plano Cartesiano. Você tem ideia como ele criou isso? No intuito de localizar um ponto em determinado espaço, Descartes definiu dois eixos (um horizontal e outro vertical) formando assim quatro quadrantes. A partir das coordenadas dos eixos (X e Y) é possível localizar qualquer ponto naquele espaço. Aprendemos isso nas aulas de matemática na escola e utilizamos o sistema cartesiano para organizar nosso dia a dia.
 
Mas, sem dúvida nenhuma a sua maior contribuição partiu de seu "método de raciocinar" que rompeu com a filosofia aristotélica predominante no ocidente desde a antiguidade e adotada nas universidades no século XVII. Descartes propôs uma ciência universal, lançando as bases do método científico moderno. Assim, sua preocupação estava assentada na ordem e na clareza, através de uma ciência que nunca acreditasse no falso e que fosse fundamentada única e exclusivamente na verdade. Portanto, definia-se assim que a ciência deveria ser prática e não especulativa. Ele escreveu suas ideias na famosa obra "O Discurso sobre o Método". 
 
Esse livro publicado na França em 1637 consistiu em um tratado sobre a matemática e a filosofia apresentando o método de raciocínio de Descartes. Nessa obra, expõe as quatro regras para se chegar ao conhecimento: nada é verdadeiro até ser reconhecido como tal; os problemas precisam ser analisados e resolvidos sistematicamente; devemos partir sempre do mais simples para o mais complexo; e o processo deve ser revisto do começo ao fim, para que nada importante tenha sido omitido. Em uma das passagens mais importantes, Descartes afirma: "Penso, logo existo"defendendo que a essência do homem está em sua capacidade de pensar criticamente. Esse grande pensador morreu aos 54 anos de idade em Estocolmo, na Suécia. Então, agora você já sabe tudo sobre a famosa frase “Penso, logo existo.” e saia por aí explicando isso para seus amigos.  Até a próxima! Bjokas!
 

Saiba mais

Oh, my God, Shakespeare!

Isso é meu!

 

 

Titta Resor “Titta”

Filha única de historiadores e educadores, tive meus pais sempre muito presentes na minha vida. Por isso, nunca tive dúvida de que seguiria seus passos. Eles sempre contavam inúmeras histórias para ilustrar o que queriam ensinar. Percebia que meus amigos não tinham a mesma oportunidade. Eles sempre reclamavam da ausência dos pais e percebia que isso afetava o comportamento deles. Assim, resolvi mergulhar em um grande projeto: como usar a História para levantar questionamentos e ensinar “boas” atitudes para as pessoas? Resolvi usar o bom exemplo dado pelos meus pais para responder essa pergunta. Minha missão aqui, no Galera Cult, será educar através de histórias, mais precisamente contando um pouco sobre a vida de grandes personagens da História. É o que eu chamo de usar História e Biografias para educar.