Um RPG para aprender história medieval

Você gosta de jogos de aventura? Sim? E de jogos que misturam mistério, suspense e ação? Então tenho certeza que você vai adorar o jogo de RPG que eu e meus amigos viciados em jogos inventamos. Primeiro, deixa eu te fazer uma pergunta: você sabe o que são os jogos de RPG certo? Não? Então, deixa a Titta te explicar rapidinho. O RPG (do inglês, Role Playing Games, ou jogos de representação) é um tipo de jogo em que os participantes assumem os papéis de personagens e criam narrativas ao longo de uma história. No RPG, os rumos do jogo são definidos a partir das escolhas tomadas pelos jogadores ao longo da aventura não existindo um final pré-determinado. Por ser um jogo colaborativo, o RPG nos ajuda a conhecer novas pessoas e desenvolver novas amizades. Eu mesma já fiz vários amigos jogando!! 

Voltando a história que eu estava contando, eu e meus amigos fizemos um RPG irado baseado no período medieval. O objetivo do jogo que criamos é encontrar uma espécie de Graal com poderes mágicos para libertar o reino que vivemos na Europa da tirania de um rei-mago. Entretanto, pior que o mago é seu primeiro ministro e seu grupo de fidalgos influentes, que criavam uma série de barreiras e obstáculos para impedir que chegássemos ao Graal. No nosso RPG os jogadores podem escolher três personagensdiferentes. O primeiro personagem é do primeiro estamento da sociedade feudal, ou seja, do clero. Por ser da Igreja ele possui algumas importantesqualidades, tal como, a fé, a leitura e a erudição. Durante nossa aventura, saber ler pode ajudar seu personagem em momentos importantes, como na decisão de que caminho seguir através da interpretação de um mapa ou na leitura de um livro secreto. O segundo personagem do jogo é um nobre cavaleiro, representante do segundo estado. Entre suas qualidades estão a força e a astúcia. 


Entretanto, tome cuidado porque muitas vezes recuar em uma batalha pode ser mais decisivo do que atacar sem planejar corretamente sua estratégia. Muitas vezes, o coração de cavaleiro pode falar mais alto e você pode se meter em alguma enrascada. Por último, e não menos importante nosso terceiro personagem representa o terceiro estamento da sociedade feudal; o camponês. Entre suas qualidades estão à disposição para o trabalho e para longas caminhadas além do conhecimento com a produção de alimentos. Em um jogo de estratégia, escolher o caminho correto a seguir é fundamental para o destino do seu personagem. 

O mais legal do jogo que criamos é que para acumular pontos e trocá-los por poderes ou por objetos como escudos, espadas e canhões e alimentos os personagens devem responder algumas perguntas relacionadas à matéria de história medieval. Assim, pedimos a nossa professora de História que criasse algumas perguntas bem difíceis para tornar nosso RPG bem disputado e divertido. Foi um sucesso. Os alunos da nossa turma jogaram diversas aventuras e no final da aula, cada um criou um texto narrando as situações vivenciadas e suas correlações com a história medieval. Essa aula foi demais!!! E você, por que não cria um jogo bem legal a partir dos estudos da História? Tenho certeza que também vai ficar muito legal!! Um abraço e até a próxima. 

Titta Resor “Titta”

Filha única de historiadores e educadores, tive meus pais sempre muito presentes na minha vida. Por isso, nunca tive dúvida de que seguiria seus passos. Eles sempre contavam inúmeras histórias para ilustrar o que queriam ensinar. Percebia que meus amigos não tinham a mesma oportunidade. Eles sempre reclamavam da ausência dos pais e percebia que isso afetava o comportamento deles. Assim, resolvi mergulhar em um grande projeto: como usar a História para levantar questionamentos e ensinar “boas” atitudes para as pessoas? Resolvi usar o bom exemplo dado pelos meus pais para responder essa pergunta. Minha missão aqui, no Galera Cult, será educar através de histórias, mais precisamente contando um pouco sobre a vida de grandes personagens da História. É o que eu chamo de usar História e Biografias para educar.