Washington: o “Pai dos Estados Unidos”

A capital dos Estados Unidos da América é a cidade de Washington no distrito de Columbia e, por isso, muitas vezes chamada de Washington D.C. Nessa cidade está a Casa Branca, local de moradia e trabalho do presidente dos EUA, e o Capitólio, local de reunião do Congresso norte-americano, formado pelo Senado e pela Câmara. O nome Washington é uma referência direta ao primeiro presidente dos Estados Unidos entre os anos de 1789 e 1797, George Washington.

Conhecido como um dos pais fundadores da história americana, George Washington esteve diretamente relacionado com a luta pela independência dos Estados Unidos, na época chamada das Treze Colônias. Ainda novo, com pouco mais de 20 anos de idade, participou da luta contra franceses na chamada Guerra dos Sete Anos. O conflito entre a Inglaterra e a França nos territórios da América do Norte expulsou definitivamente os franceses da região. Após o término da guerra, que havia gerado altos custos para a Coroa Inglesa, uma série de impostos e tributos foram criados pela Inglaterra para serem pagos pelos colonos norte-americanos. Insatisfeitos, os colonos iniciaram a luta pela a Independência, primeiro através de revoltas e protestos, depois através da guerra contra a Inglaterra.

 

 

Além de militar, George Washington era fazendeiro da região da Virgínia, onde produzia tabaco. Seu primeiro papel no processo de independência dos EUA foi o de deputado por esse estado no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia no ano de 1774, que reuniu representantes das Treze Colônias para discutir sobre os impostos e a política colonial da Inglaterra. Como resultado do Primeiro Congresso, tivemos a expressão “no taxation without representation”. Os colonos americanos afirmaram que não aceitariam novos impostos da Inglaterra, se não tivessem o direito de ter representação no parlamento inglês, o que na época não era permitida. Entretanto, os colonos não tiveram seu pedido atendido. Dessa forma, se reuniram novamente no Segundo Congresso Continental e decidiram iniciar a luta pela independência. A Declaração de Independência foi apresentada no dia 4 de julho de 1776, considerada simbolicamente a data de Independência dos EUA.

Entre os anos de 1775 e 1783, Washington foi o Comandante do Exército Continental na luta contra a Inglaterra. Considerado um dos grandes patriotas norte-americanos, liderou a batalha contra a antiga metrópole inglesa com um exército considerado tecnicamente mais fraco e mal preparado. Após a vitória, foi elaborada a Constituição norte-americana em 1787 e George Washington foi eleito presidente com maioria absoluta dos votos, no ano de 1789. Permaneceu no cargo por 8 anos, quando restabeleceu a paz com a Inglaterra e iniciou uma política de expansão no território americano. Durante o seu mandato presidencial, fundou ainda a cidade de Washington, capital dos Estados Unidos. No ano de 1799, faleceu aos 67 anos de idade, dois anos após ter deixado o cargo de presidente da República.

Um dos seus contemporâneos, Henry Lee, no dia de sua morte, utilizou as seguintes palavras: “George Washington foi o primeiro na guerra, o primeiro na paz e o primeiro no coração de seus concidadãos.” Chamado muitas vezes de “Pai dos Estados Unidos”, ele é uma das figuras centrais da história norte-americana estando presente nas notas de um dólar americano. Seu rosto ainda foi esculpido no Monte Rushmore ao lado dos presidentes Abraham Lincoln, Thomas Jefferson e Theodore Roosevelt.

Bom, ficamos por aqui... Beijinhos!

Titta Resor “Titta”

Filha única de historiadores e educadores, tive meus pais sempre muito presentes na minha vida. Por isso, nunca tive dúvida de que seguiria seus passos. Eles sempre contavam inúmeras histórias para ilustrar o que queriam ensinar. Percebia que meus amigos não tinham a mesma oportunidade. Eles sempre reclamavam da ausência dos pais e percebia que isso afetava o comportamento deles. Assim, resolvi mergulhar em um grande projeto: como usar a História para levantar questionamentos e ensinar “boas” atitudes para as pessoas? Resolvi usar o bom exemplo dado pelos meus pais para responder essa pergunta. Minha missão aqui, no Galera Cult, será educar através de histórias, mais precisamente contando um pouco sobre a vida de grandes personagens da História. É o que eu chamo de usar História e Biografias para educar.