Reis e rainhas

A Inglaterra é um dos únicos países que ainda mantém o título de monarquia em seu governo. Engraçado que, quando fui lá, sempre ouvia notícias do primeiro-ministro e do parlamento da Inglaterra sobre decisões importantes para o governo. Fiquei me perguntando: e os reis e rainhas desse país? Não decidem nada?

Na verdade, a Inglaterra é uma Monarquia Parlamentar desde o século XIII. Antes disso, o absolutismo reinava na Inglaterra, com reis e rainhas tendo poderes de sobra para decidir sobre terras, políticas e conflitos armados no país. Mas depois da Carta Magna, que foi assinada pelo Rei João, o absolutismo deixou de existir, passando a ser uma monarquia parlamentarista com o Rei Eduardo I, em 1272.

Em outras palavras, quem toma as decisões do país é o parlamento, tendo como principal parlamentar o Primeiro-Ministro, que é, de maneira geral, o presidente de todo o Reino Unido. No entanto, a coroa tem poder de dissolver partidos, fazer reformas no parlamento e, inclusive, escolher o primeiro-ministro! Assim, a Coroa e o Parlamento são as duas chaves do poder na Inglaterra!

Mas os títulos, como os de Reis e Rainhas, ainda tem um grande simbolismo e prestígio na sociedade inglesa. Somente na Inglaterra, nós temos algumas definições muito interessantes: já ouviram falar nos títulos de duque, marquês, conde, visconde e barão? Eram títulos dados aos respectivos donos de terra, tendo o duque o menor lote de terra e o barão um dos maiores lotes de terra. Se hoje estas definições já não fazem tanto sentido, é válido sempre se lembrar do famoso Sir.

O Sir, que era uma pessoa que possuía propriedades sobre algo ou alguém, recebia esse título dos monarcas como símbolo de status e nobreza. Era o maior título de nobreza possível para ser recebido por alguém! Mas hoje em dia, o Sir advém muito mais da condição das obras que a pessoa fez para a humanidade ou do que ela significa para a população da Inglaterra.

Figuras conhecidas que receberam o símbolo de Sir:

- Sir Winston Churchill (Brilhante político e militar inglês);

- Sir Isaac Newton (Descobriu a gravidade);

- Sir Elton John (Musicista e pianista inglês).

Valeu, galera! Até a próxima! Fui!

Nando

Sempre fui um viajante. Se não viajo com os pés, viajo com minha imaginação, desbravando os lugares mais distantes e inóspitos que eu possa ir. Lá em casa, meus pais sempre trabalharam muito para me dar um bom padrão de vida. Apesar de ter estudado em boas escolas e sempre ter tirado boas notas, me sentia culpado por eles estarem sempre preocupados com o dinheiro e muitas vezes deixava de me divertir por causa disso. Aos meus 18 anos de idade, meus pais se separaram. Essa experiência me impactou muito, pelo fato de eu ser filho único, acabei vendo minha família desmoronar. Então a partir daí, passei a viajar mais ainda. Agora aos 20 anos, eu viajo o mundo e levo uma vida totalmente diferente da qual eu tinha com os meus pais. Busco aprender de forma prática e significativa, diferente das escolas por onde estudei, não me apegando a bens materiais e sempre viajando leve.