Ditos populares... Ham?!

Oi, meus amores! Tudo bem? Bom, nosso papo cult de hoje é sobre ditos populares, que em Espanhol são chamados de dichos populares. Mas, você sabe o que são ditos populares? São eles que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida como, por exemplo, “Quem tudo quer, nada tem”. Também podemos dizer que é uma frase que com poucas palavras trazem um princípio moral, um ensinamento ou uma reflexão. Normalmente, eles são curtos e objetivos, para que assim sejam fáceis de decorar e transmitir. Além disso, falam sobre diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade e você pode ter certeza que para praticamente todas as situações da nossa vida podemos encontrar pelo menos um dicho popular para descrever o que estamos passando. 

Então, galera, em Espanhol temos uma expressão “De tal palo tal atila”,ham?! Ela é similar à que temos em Português “Tal pai, tal filho”. Lembrando que pode ser utilizada para uma situação boa ou ruim. Outra também que eu adoro é “A buenas horas mangas verdes”, essa se refere a nossa “Não chore pelo leite derramado”. Temos várias “Una golondrina no haceverano”(Uma andorinha só não faz verão), “Lo pasado, pasado está”( O que passou, passou), “Más vale pájaro em mano que cientovolando” (Mais vale  um pássaro na mão do que dois voando) etc. Interessante, né?! Por isso, que quando estamos aprendendo um idioma novo não basta sabermos a gramática e/ou vocabulário, pois existem expressões idiomática, usadas em nosso dia a dia, em sua maioria, que não podem ser traduzidas ao pé da letra, já que o seu significado muda. Assim, devemos interpretá-las. Entenderam?! Por hoje é só, meus amores! Até a próxima! Bjokas! 

Cecília “Ciça” Lisboa

Para as pessoas eu sempre vivi no mundo Lua. Não sei se é o nome correto. Confesso que, para mim, o nome nem é importante. O que vale é que era (e ainda é) o meu mundo. Tenho 18 anos e sou uma artista, ao menos é essa definição de que gosto. É verdade que sempre tive dificuldade de me comunicar, mas autista é exagero ☹ Só porque eu sempre fui apaixonada por arte - de todos os tipos – e preferia livros a pessoas??? Aos 12 anos, meus pais desistiram do ensino formal, porque eu não conseguia me concentrar e, consequentemente, passar de ano. Assim, eles contrataram uma tutora e passei a ter aulas em casa. Foi a melhor coisa que podia me acontecer. A tutora, Maria Augusta, passou a usar a linguagem que eu gostava e entendia: a arte. Deu tudo certo ☺ Através das Artes, conquistei meus diplomas do Ensino Básico. Hoje, curso História da Arte em uma tradicional Universidade. Meu sonho? Mostrar como Leitura e Artes tem relação interdisciplinar importante com as demais disciplinas. E é isso que farei aqui no Galera Cult.