Edu

Olá, meus amores! Tudo bem? Nosso papo cult de hoje é sobre um cantor, compositor, arranjador e instrumentalista brasileiro: Edu Lobo. Ele é filho do compositor Fernando Lobo e começou na música tocando acordeão, mas acabou se interessando pelo violão, contra a vontade do pai.  

Iniciou a carreira nos anos 60 influenciado pela bossa nova e foi nesse momento que numa parceria com Vinicius de Moraes, compôs Só Me Fez Bem. No entanto, com o decorrer do tempo adotou uma postura mais político-social, refletindo os anseios da geração reprimida pela ditadura militar brasileira. Nesta fase surgiu uma parceria com Ruy Guerra e as composições engajadas Canção da Terra, Reza e Aleluia

Além de participar de vários festivais de música popular brasileira, Edu também se dedicou a compor trilhas para espetáculos teatrais, como, por exemplo, Arena Conta Zumbi. Depois de uma temporada nos Estados Unidos, volta ao Brasil e retoma várias parcerias, entre elas a com Chico Buarque, e compõem a música de novas peças e balés.

O disco Meia-noite recebeu o Prêmio Sharp de melhor disco de música popular brasileira do ano de 1995 e o disco Cambaio, gravado com Chico Buarque, recebeu o Grammy Latino de melhor álbum de MPB em 2002. Valeu, pessoal! Até a próxima! Bjokas!

Cecília “Ciça” Lisboa

Para as pessoas eu sempre vivi no mundo Lua. Não sei se é o nome correto. Confesso que, para mim, o nome nem é importante. O que vale é que era (e ainda é) o meu mundo. Tenho 18 anos e sou uma artista, ao menos é essa definição de que gosto. É verdade que sempre tive dificuldade de me comunicar, mas autista é exagero ☹ Só porque eu sempre fui apaixonada por arte - de todos os tipos – e preferia livros a pessoas??? Aos 12 anos, meus pais desistiram do ensino formal, porque eu não conseguia me concentrar e, consequentemente, passar de ano. Assim, eles contrataram uma tutora e passei a ter aulas em casa. Foi a melhor coisa que podia me acontecer. A tutora, Maria Augusta, passou a usar a linguagem que eu gostava e entendia: a arte. Deu tudo certo ☺ Através das Artes, conquistei meus diplomas do Ensino Básico. Hoje, curso História da Arte em uma tradicional Universidade. Meu sonho? Mostrar como Leitura e Artes tem relação interdisciplinar importante com as demais disciplinas. E é isso que farei aqui no Galera Cult.