Um compositor magnífico

Olá, galerinha! Tudo bem? Então, nosso papo cult de hoje é sobre um compositor que eu amo de paixão: Tom Jobim. Conhece? Bom, ele é considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira e um dos criadores dos principais movimentos da bossa nova. Um dos seus maiores sucessos em parceria com Vinícius de Moraes foi Garota de Ipanema, escrito em 1962, “Olha que coisa mais linda/Mais cheia de graça/É ela menina/Que vem e que passa/Num doce balanço/ A caminho do mar (...)”

Nasceu no dia 25 de janeiro, no bairro da Tijuca, mas ainda criança foi morar em Ipanema. Cresceu ouvindo música, sua avó tocava piano e seu tio tocava violão e lhe dava aulas. Com 13 anos, interessou-se pelo piano, foi aluno de professores renomados como Hans Joachim Koellrentter, mestre de muitos compositores eruditos, e Lúcia Branco, uma das melhores professoras de música, na época.

Além de compositor, foi maestro, pianista, cantor arranjador e violonista e até pensou em trabalhar como arquiteto, chegando a cursar o primeiro ano da faculdade e se empregou em um escritório, mas logo desistiu e decidiu ser pianista. Tocava em bares e boates em Copacabana e foi logo contratado como arranjador pela gravadora Continental, onde conviveu com o maestro e compositor Radamés Gnatalli. Por hoje é só, pessoal! Bjokas!

Cecília “Ciça” Lisboa

Para as pessoas eu sempre vivi no mundo Lua. Não sei se é o nome correto. Confesso que, para mim, o nome nem é importante. O que vale é que era (e ainda é) o meu mundo. Tenho 18 anos e sou uma artista, ao menos é essa definição de que gosto. É verdade que sempre tive dificuldade de me comunicar, mas autista é exagero ☹ Só porque eu sempre fui apaixonada por arte - de todos os tipos – e preferia livros a pessoas??? Aos 12 anos, meus pais desistiram do ensino formal, porque eu não conseguia me concentrar e, consequentemente, passar de ano. Assim, eles contrataram uma tutora e passei a ter aulas em casa. Foi a melhor coisa que podia me acontecer. A tutora, Maria Augusta, passou a usar a linguagem que eu gostava e entendia: a arte. Deu tudo certo ☺ Através das Artes, conquistei meus diplomas do Ensino Básico. Hoje, curso História da Arte em uma tradicional Universidade. Meu sonho? Mostrar como Leitura e Artes tem relação interdisciplinar importante com as demais disciplinas. E é isso que farei aqui no Galera Cult.