Empreendedorismo e a comunicação eficaz
Acredito que o sucesso é um somatório de detalhes. Uma pessoa com múltiplos talentos tem a vantagem de conseguir realizar com qualidade diversas funções, acertar inúmeros detalhes e facilitar o alcance de seus objetivos. É possível empreender em muitos setores, porém algumas qualidades são necessárias em todos eles. Uma dessas competências importantes, independente da área de atuação, é a capacidade de realizar uma comunicação eficaz. E o que é uma comunicação eficaz? Vai além da arte de “falar bem”. Sua comunicação é eficaz quando é entendido ou compreende facilmente, sem margem para dúvidas. A comunicação imperfeita costuma gerar uma série de pequenas falhas, um somatório de detalhes falhos que dificultam o sucesso.
Quando me refiro em “falar bem”, em uma comunicação eficaz, não estou me referindo somente em conhecer a Gramática, a chamada norma culta. Isso é importante, é verdade. Maaaaasssss... Nem sempre conhecer a Gramática significa conseguir fazer uma boa explicação, com coerência e clareza, a fim de alcançar sua meta.
A comunicação eficaz ajuda o empreendedor em vários momentos. Por exemplo, em um pitch. Pitch ou elevatorpitch (ou speech) é algo comum no meio das Startups. Devido a quantidade considerável de novas ideias e empresas, os investidores costumam promover pitchs, ou seja, o jovem empreendedor deve defender sua proposta em até dois minutos. Cara! São dois minutos para conseguir “vender” sua ideia. Haja coerência, objetividade e eficácia verbal... rsrsrs... Outra situação, muitas vezes, o empreendedor deve expressar sua visão de futuro, convencer as pessoas do caminho a seguir e saber “falar bem” uma visão, muitas vezes subjetiva, não é fácil e quem tem o “poder das palavras” tem uma vantagem.
Percebeu que dentro do Empreendedorismo, a comunicação é necessária em vários momentos, portanto não vacile nas aulas de Português... rssrsrs #ficaadica Até mais!