Aquele cheirinho de café pela manhã...

Fala Galera Cult! Vamos falar um pouco sobre o café, um produto que faz parte da natureza do dia a dia da produção e do consumo do cidadão brasileiro, e que possui grande relevância para a economia nacional. Isso sem contar o peso que o nosso país possui no comércio mundial dessa bebida, uma das mais antigas da civilização moderna.

O café tem uma história realmente impressionante: presente no mercado e no comércio desde séculos atrás, é um produto altamente produzido e consumido diariamente no mundo inteiro. Para você ter uma ideia: somente no Brasil, em 2014, o consumo per capita do café verde (em grão cru) chegou a 4,89 kg, enquanto que cada habitante consumiu, em média, 6,12 kg de café torrado e/ou moído no mesmo ano. Isso dá, aproximadamente 1,2 bilhões de kg de café consumidos somente em território nacional! Algumas pesquisas oficiais mostram, inclusive, que o consumo do café se fez presente em 98,2% dos lares brasileiros em 2014.

Em um mundo em que o mercado de café só perde para o petróleo, quando analisamos somente as commodities, é bastante interessante perceber, através de dados, que o Brasil é atualmente líder disparado em produção, com algo em torno de um terço de toda a produção mundial (a frente de Vietnã, Indonésia, Colômbia e Etiópia – esse último, país de origem do café). Além disso, é também um dos maiores exportadores de café – mais de 36 milhões de sacas, de 60 kg cada, em 2014 (somente esse produto responde por, aproximadamente, 7% de todo volume de exportação do país).

Dos países que importam café brasileiro, podemos citar diversos países desenvolvidos, como Alemanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido, França, Finlândia etc. Isso mostra o quanto a nossa produção é de grande qualidade e valorizada por esses países (com destaque para a Europa), que são considerados bastante exigentes. Isso mostra também um papel estratégico importante do Brasil no comércio exterior.

Outro aspecto interessante da evolução do café produzido no Brasil é a crescente demanda de cafés do tipo “alta qualidade” ou “premium", nos quais a sustentabilidade também faz parte do processo produtivo, com o objetivo de proteger o ecossistema e melhorar o tratamento dado aos trabalhadores do campo. Além disso, está cada vez mais comum o comércio de cafés do tipo gourmet, trabalhados para oferecer ao consumidor diferentes sabores e extrema facilidade para o seu preparo (conhecidos por serem vendidos em cápsulas). Como esse nicho ainda está em crescimento no nosso país, é de se esperar que os produtores continuem a busca pelo desenvolvimento da produção, seja na quantidade e na qualidade, atingindo novos mercados – internos e externos – e mantendo a sua hegemonia no comércio mundial de uma das nossas maiores riquezas.

Então, depois dessa análise um pouco mais aprofundada sobre a importância do cafezinho para todo o Brasil, não vou perder a oportunidade de tomar um bem quentinho enquanto faço novas pesquisas interessantes sobre a nossa economia.

 

Fontes de Pesquisa:

ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café

CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada

Notícias Agrícolas http://– www.noticiasagricolas.com.br

 

Saiba mais​

Hora do café

Práticas agrícolas sustentáveis, o que é isso?

Tales Eko “Teko”

Tenho que confessar… Sempre fui pão duro. Não sei se é uma desculpa boa, mas tive origem humilde e desde pequeno decidi que não seria pobre para sempre. Aos 10 anos, já tinha percebido que para melhorar de vida precisava abdicar de duas coisas: 1) Preguiça; e 2) Consumo fútil. A primeira para gerar dinheiro. E a segunda para não desperdiçar tudo que eu ganhar. Aos 15 anos, já trabalhava em uma pequena lojinha de meu bairro e tinha um plano financeiro traçado para os próximos 25 anos!!! O PET (Plano de Enriquecimento do Teko) está a todo vapor. Agora, posso ser pão duro, mas não sou egoísta. Tanto que decidi compartilhar com quem quiser o PET e as lições que estou aprendendo sobre Educação Financeira. Quer aprender a lidar com grana sem desperdiçar com futilidades? Fique ligado nas minhas dicas aqui no Galera Cult.