Geometria em casa

Acho mega irado como a geometria invade nosso cotidiano e nos ajuda em determinadas situações, inicialmente não muito fáceis. Estava estudando polígonos e então me deparei com o seguinte exercício: 

Uma família resolve trocar o piso da sala de sua residência. Eles sabem que a sala mede 6,4 metros de largura e 5,2 metros de comprimento. Na loja de materiais eles ficam sabendo que o ladrilho desejado é quadrado, e tem 25 cm de lado. Aí surge a pergunta, quantos ladrilhos serão necessários para ladrilhar a sala inteira?

Para resolver esse problema poderíamos abordá-lo de duas formas:

 

1ª FORMA:

  •  Poderíamos querer calcular quantos azulejos de 25 cm de lado encaixam-se em uma largura de 640 cm relativo ao piso da casa. O resultado é que podemos encaixar 25,6 ladrilhos. 
  •  Posteriormente, iremos calcular a quantidade de azulejos de 25 cm de lado que se encaixam em um comprimento de 520 cm relativo ao piso da casa. O resultado é que podemos encaixar 20,8 ladrilhos. 
  •  Calculando a quantidade de ladrilhos teremos, então 20,8 x 25,6 = 532,48 ladrilhos.

 

2ª FORMA:

  •  Podemos primeiramente calcular a área do piso da sala 520 cm x 640 cm = 332.640cm2 ou 33,264m2. 
  •  Calculamos agora a área de cada ladrilho: 25 cm x 25 cm = 625 cm2.
  •  Agora para sabermos a quantidade de ladrilhos comprar dividimos a área do piso da sala a área de cada ladrilho:  532,48 ladrilhos.

 

Galera, repare que a segunda forma de resolvermos o problema necessita de conhecimentos de áreas de figuras planas. Repare também que a segunda forma é mais prática que a primeira apesar do conhecimento matemático seja, necessariamente, maior.

Quer saber mais? 

Pisos do futuro

Geometria aplicada a telhados (parte 1) 

Geometria aplicada a telhados (parte 2)

E aí galerinha mais linda desse mundão? Gostou? Então, vem pro meu mundooooo!!!!!!

Tamires Damaceno “Matmad”

Para mim tudo é Matemática. Não escondo de ninguém, tenho até orgulho de dizer: sou uma racionalista. Sou tão fã da ciência que me apresento como Matmad, em referência à disciplina, e uma espécie de anagrama das primeiras letras do meu nome e sobrenome. Busco lógica em todas as situações e para todas as tomadas de decisão, além de adorar fazer contas e estimativas para tudo. Aos 22 anos, já me graduei em Matemática e faço cursos no IMPA. Por isso, tem algo que me enlouquece. Como muitas pessoas têm aversão à Matemática?!?! Como?!?! Pensando nisso, aceitei entrar para o Galera Cult. Meu projeto aqui é promover a Matemática como saber cotidiano e interdisciplinar, reverter o medo e o ódio que muitos sentem pela disciplina e conquistar mais adeptos da minha “religião” kkkkk