Gotas de chuva

E aí galerinha mais linda desse mundão! Tudo bem?

Cara, tá chovendo muito aqui onde eu moro. Como não pude ir com a minha amiga ao shopping por conta desta chuva fiquei pensando numas paradas megairadas, tipo: será que poderíamos estimar quantos litros de água caem em uma hora de chuva?

Então, aproveitei que está chovendo e pus, na varanda do meu apartamento, um balde e deixei –o por uma hora lá. Passada à hora, medi o nível de água que continha no balde : 10 mL (Tipo: top!). Agora, a gente precisa lembrar que 1mL corresponde a 1L/m2. Por quê? Vem pro meu mundo:

Se tivermos uma altura de um milímetro sobre um quadrado de um metro de lado (um metro quadrado), como o milímetro é a milésima parte do metro, o volume dessa água seria um milésimo do metro cúbico. Como um metro cúbico são mil litros, logo um volume de um metro quadrado de área e um milímetro de altura é igual a um litro sobre uma área de um metro quadrado. Ou seja, falar de milímetros de chuva é igual a falar do mesmo número de litros por metro quadrado.

Como eu medi 10 mL, logo podemos concluir que 10L de chuva estão ocupando 1m2 do Rio de Janeiro (o que dá 200 mil gotas de chuva por m2, tipo hã?!). Nosso estado tem 43.969 km2, ou seja, durante uma hora caíram 2,5 bilhões de litros de água do céu.

Só para ilustrar essa pequena resenha, meu povo:

Quantas Gotas Têm:

  • Conta-gotas de 5 ml: 100 gotas;
  • Garrafa de água de 500 ml: 10 mil gotas;
  • Piscinão de Ramos, Rio de Janeiro: 600 bilhões de gotas;
  • Uma hora de chuva em São Paulo: 300 trilhões de gotas.

E aí galerinha gostou?! Então, vem pro meu mundoooo!!!!!!

Tamires Damaceno “Matmad”

Para mim tudo é Matemática. Não escondo de ninguém, tenho até orgulho de dizer: sou uma racionalista. Sou tão fã da ciência que me apresento como Matmad, em referência à disciplina, e uma espécie de anagrama das primeiras letras do meu nome e sobrenome. Busco lógica em todas as situações e para todas as tomadas de decisão, além de adorar fazer contas e estimativas para tudo. Aos 22 anos, já me graduei em Matemática e faço cursos no IMPA. Por isso, tem algo que me enlouquece. Como muitas pessoas têm aversão à Matemática?!?! Como?!?! Pensando nisso, aceitei entrar para o Galera Cult. Meu projeto aqui é promover a Matemática como saber cotidiano e interdisciplinar, reverter o medo e o ódio que muitos sentem pela disciplina e conquistar mais adeptos da minha “religião” kkkkk