O ciclo chinês

Oi gente, tudo bem? Estava aqui estudando os costumes do mundo oriental e uma das paradas que achei mais top foi o a forma como os chineses contam os anos, ou seja, o calendário chinês.

O calendário chinês surgiu com o terceiro herói cultural, Huang-ti, o Senhor Amarelo. Foi introduzido em 2.637 a.C., baseado nas fases da lua. Há o período metônico, homenageando um cara irado chamado Meton que introduziu, como forma de corrigir o ano lunar através de 7 intercalações num período de 19 anos. Cada mês pode ter 29 ou 30 dias e o ano tem 354 ou 355 dias.

 

 

Comporta dois ciclos: um de 12 anos (354 ou 355 dias, ou 12 meses lunares) e um de sete anos (com anos de 383 ou 384 dias, ou 13 meses). Os chineses inserem meses adicionais em intervalos fixos para resolver a diferença entre o ano solar (365 dias) e o ano lunar (354 dias). O ano novo começa sempre em uma lua nova, entre 21 de Janeiro e 20 de Fevereiro.

O calendário chinês é um dos mais antigos calendários que há na história dos povos (tipo, hã?!). Ao contrário dos outros calendários, a contagem dos anos do calendário chinês se renova a cada 60 anos. Uma contagem é feita pela combinação de duas palavras, a primeira que vem de um conjunto de 10 palavras de “origem celestial” e outras 12 da terra. As palavras de origem celestial não existena nossa língua (tipo, ocidental) e são: jia, yi, bing, ding, wu, ji, geng, xin, ren, gui. As palavras do ramo terrestre são nomes de animais: zi (rato), chou (boi), yin (tigre), mao (coelho), chen (dragão), si (serpente), wu (cavalo), wei (carneiro), shen (macaco), you (galo), xu (cachorro), hai (porco). As palavras celestes se combinam às do ramo terrestre em sequência. Ao terminar a sequência de uma delas, retoma-se do início. Os anos do Dragão repetem-se a cada 12 anos. O ano do Dragão Dourado ocorre uma vez a cada 3000 anos (ocorreu no nosso ano 2000) e é suposto trazer a harmonia completa dos cinco elementos da filosofia chinesa (metal, madeira, água, fogo e terra), o que se refletiria em um sentimento de felicidade para todos.

Já sei. Você já quer saber sobre qual o nome do bichano que tem a ver com a sua data de nascimento né? Eu sabia! Pra tirar essa curiosidade fica ligado nessa tabelinha que eu deixei pra você.

 

 

Mas, tipo, aproveita e também analisa qual ano que apareceram outros lances especiais na sua vida.

Cara é impressionante! Quanto mais eu estudo sobre as paradas do mundo seja oriental ou ocidental a matemática está presente. É super-mega-top!

Ah! Pera! Você quer ver a tabela. Então, vem pro meu mundo:

 

 

E aí, curtiu? Repare que os anos em cada coluna da tabela pulam de doze em doze, percebeu? Presta atenção, também, que os anos do macaco são múltiplos de doze, ou seja, cara, todos os anos desta tabela são divisíveis por 12.        

Então pera... se eu quisesse saber qual o animal que representa o ano de nascimento da minha bisa? Tipo, super fofa e super velha. Ela nasceu no ano de 1934.

Vem pro meu mundo:

Dividindo 1934 por 12 encontro resultado (quociente) 12 e resto 2. Logo, é só procurar o ano do macaco e contar mais duas colunas. Eu encontro... cão! Minha bisa nasceu no ano do Cachorro. I R A D O!!!

Gostou do texto, então vem pro meu mundoooo!!!

 

Saiba mais

O calendário judaico e seus principais feriados

Empreendedorismo por necessidade: a criação do alfabeto pelos Fenícios

Tamires Damaceno “Matmad”

Para mim tudo é Matemática. Não escondo de ninguém, tenho até orgulho de dizer: sou uma racionalista. Sou tão fã da ciência que me apresento como Matmad, em referência à disciplina, e uma espécie de anagrama das primeiras letras do meu nome e sobrenome. Busco lógica em todas as situações e para todas as tomadas de decisão, além de adorar fazer contas e estimativas para tudo. Aos 22 anos, já me graduei em Matemática e faço cursos no IMPA. Por isso, tem algo que me enlouquece. Como muitas pessoas têm aversão à Matemática?!?! Como?!?! Pensando nisso, aceitei entrar para o Galera Cult. Meu projeto aqui é promover a Matemática como saber cotidiano e interdisciplinar, reverter o medo e o ódio que muitos sentem pela disciplina e conquistar mais adeptos da minha “religião” kkkkk