Por que estudar polimônios?

Fala galerinha mais linda desse mundo! Tudo suave? Então, tenho certeza que você já se perguntou o porquê de estudar os polinômios, não é verdade. Afinal de contas, como utilizar esses conceitos de álgebra no nosso cotidiano? Parece que nunca vamos utilizar isso não é verdade?

Mesmo que muitos de nós não percebamos, diversas profissões estão usando polinômios em seu dia a dia. Os mais óbvios, naturalmente, são os matemáticos, mas eles podem também ser usados em campos que vão desde construção à meteorologia. Mesmo que os polinômios ofereçam uma informação limitada, eles podem ser usados com análises mais sofisticadas para colher mais dados.

 

O que é um polinômio?

Polinômios são expressões algébricas que adicionam constantes e variáveis. Os coeficientes multiplicam as variáveis, que são, por sua vez, elevados a diversas potências por expoentes integrais não-negativos.

 

Como resolver um polinômio

Essas equações são resolvidas encontrando a variável. Polinômios vêm em diversas formas, algumas das quais devem ser resolvidas de forma específica. Fatorações, equações racionais e extrações de raiz podem resolver estas nas quatro graus mais baixos. Por exemplo, equações de segundo grau (de forma f(x) = ax² + bx + c) podem ser resolvidas pela equação quadrática (ax^2 + bx + c = 0). Equações de terceiro grau são resolvidas pela equação cúbica, e equações de quarto grau pela equação quártica.

 

Como os polinômios são usados?

Desde que os polinômios são usados para descrever curvas de diversos tipos, as pessoas costumam utilizá-los para visualizar curvas. Por exemplo, construtores de montanhas-russas podem usar polinômios para descrever as curvas de seus trilhos, e também combinações de funções polinomiais às vezes são usadas em estudos de economia para fazer análises de custo.

 

Polinômios na modelagem e física

Polinômios podem também ser usados para modelar diferentes situações, como no mercado de ações, a fim de prever como os preços podem variar ao longo do tempo, ou como o aumento e queda dos preços de determinado bem irá afetar sua venda. Os polinômios, ainda, podem ser usados na física para descrever a trajetória de um projétil, e os polinômios integrais (soma de diversos polinômios) podem ser usados para expressar conceitos como energia, inércia e diferença voltaica, por exemplo.

 

Polinômios na Indústria

Para pessoas que trabalham em indústrias que lidam com fenômenos físicos ou modelando situações futuras, os polinômios são muito úteis, e incluem a todos, desde engenheiros a executivos. Para o resto de nós, eles estão menos aparentes, mas provavelmente ainda o usamos para predizer como a mudança de um ponto em nossas vidas pode influenciar outro, mesmo sem percebermos. Logo, se não houvesse polinômios, muito provavelmente não poderíamos utilizar CDs, nem música, nem de computador. Os polinômios são a base do código que faz com que os dados sejam escritos em CDs, os chamados códigos corretores de erro. 

Todo meio de comunicação tem o que chamamos de ruído, que faz com que os dados não sejam transmitidos corretamente (não é incompetência do transcritor de dados, é a própria natureza - um bom exemplo é a recepção de celular com ruído atmosférico). Assim, são necessários códigos que eliminem ou corrijam esses erros, que são esses códigos corretores de erros.

Gostou de mais uma dica da MatMad? Então, vem pro meu mundoooo!!!!!!

Tamires Damaceno “Matmad”

Para mim tudo é Matemática. Não escondo de ninguém, tenho até orgulho de dizer: sou uma racionalista. Sou tão fã da ciência que me apresento como Matmad, em referência à disciplina, e uma espécie de anagrama das primeiras letras do meu nome e sobrenome. Busco lógica em todas as situações e para todas as tomadas de decisão, além de adorar fazer contas e estimativas para tudo. Aos 22 anos, já me graduei em Matemática e faço cursos no IMPA. Por isso, tem algo que me enlouquece. Como muitas pessoas têm aversão à Matemática?!?! Como?!?! Pensando nisso, aceitei entrar para o Galera Cult. Meu projeto aqui é promover a Matemática como saber cotidiano e interdisciplinar, reverter o medo e o ódio que muitos sentem pela disciplina e conquistar mais adeptos da minha “religião” kkkkk