Batalha diária contra uma inimiga implacável: a poluição sonora!

A audição é um sentido que você não consegue parar de utilizá-lo, até mesmo quando estamos dormindo, ouvimos diversos ruídos. Quem nunca acordou no meio da madrugada com altos sons? Esse sentido possui diversas estruturas complexas, onde o ouvido recebe e transforma as ondas mecânicas do som em impulsos elétricos, que são enviados ao cérebro.

Cuidado! Se a pessoa tiver o costume de ouvir sons muito altos, seu cérebro se adapta aos altos ruídos, por isso é necessário atentar porque senão você estará fazendo mal para seu sistema auditivo e não perceberá. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ruídos até 55 decibéis, porém todos os dias no trânsito, em especial nas grandes cidades, os ruídos chegam a 80 decibéis. Além disso, as proteções pessoais são ineficientes (protetores de orelha) ou extremamente caras (isolamento acústico).

Mas que males são esses? Segundo especialistas da área de neurofisiologia, a poluição sonora pode causar males momentâneos, como estresse, insônia e irritação, até problemas duradouros, como infarto, hipertensão e acidente vascular cerebral (AVC) e também surdez irreversível. No entanto, devemos estar ligados para não vacilar e tentar evitar o máximo possível lugares barulhentos. Amigos, é importante lembrar que não existe tratamento que compense a exposição excessiva ao barulho.

 


Um dos maiores vilões são os fones de ouvido, principalmente,  aqueles que se encaixam dentro do ouvido , pois esses aumentam a intensidade final do som em até 9 decibéis, além de causar infecções com o uso de fones compartilhados e/ou sujos. Fiquei assustado em saber que a perda da audição é silenciosa que depois de 20 ou 30 anos, são colhidos os resultados de todas as extravagâncias que cometemos durante toda nossa vida. A diminuição da audição natural começa a partir dos 50 ou 60 anos de vida. O que os médicos e pesquisadores estão percebendo é que, em função da poluição sonora, os indivíduos estão tendo perdas auditivas drásticas numa idade bem precoce, com 30 ou 35 anos. Impressionante, né?!  Depois dessa... Temos que vigiar desde cedo. O que acham?

Portanto, devemos utilizar os fones de ouvidos moderadamente e de preferência com menos do que 50% da sua capacidade, fechar os vidros quando o trânsito estiver intenso e, após shows e festas, repousar em lugares silenciosos. Não se esqueça de que o sistema auditivo precisa descansar 16 horas para cada duas de exposição a ruídos superiores a 100 decibéis.

Não se esqueça que ações práticas relacionadas à saúde podem lhe ajudar no dia a dia ! Por hoje é só galera!  Mantenha-se sempre informado aqui, até a próxima pessoal!!!!

Chang Li “Li”

Tenho ascendência chinesa. Sou filho único e meus pais possuem uma pequena indústria de roupas. Eles trabalham incessantemente e por isso possuem muitos problemas de saúde. Talvez este seja o motivo do meu fascínio por Saúde e Nutrição em geral. Sei que será preciso estudar muito porque vou cursar Medicina, mas meu sonho não termina aí. Pretendo transformar esta ciência, mesclando os conhecimentos científicos “ocidentais” com a “sabedoria oriental”, baseada em complexidade e harmonia. Quero aproveitar o melhor desses “dois mundos”, que são inseparáveis. Adoro estudar também sobre alimentos orgânicos e práticas agrícolas sustentáveis. Aqui, no Galera Cult, vou dividir com vocês muitas informações úteis sobre cuidados com seu corpo e, por que não, também sobre sua mente, coração e espírito?