Comida apimentada, ufa!

Olá amigos. Vocês conhecem o prato curry-rice, também chamado de Kareeraisu, cozido de legumes e carne com molho de curry e arroz, o qual sua popularidade tem crescido bastante no Japão? É um prato que devido ao tempero curry, originário da Índia, é apimentado. Este apresenta uma mistura de vários tipos de pimentas com outros condimentos, que, moídos, formam um pó amarelado.

Fica aqui a pergunta: comida picante faz bem ou mal? Alguns pesquisadores dizem que desempenha benefícios na saúde do coração, melhora a imunidade e estimula o humor, pois alimentos picantes aumentam a serotonina no cérebro, o que nos faz sentir mais felizes. Da mesma forma nos ajuda a relaxar e ficar menos estressados. Curtem uma pimentinha? Muitos brasileiros, principalmente da região nordeste, tem o costume de consumirem, durante as suas refeições, pimenta. Esta tem um composto chamado capsaicina que em alguns trabalhos de pesquisadores demonstram que é um anticoagulante, pois ajuda a baixar a pressão sanguínea. Assim, reduz o colesterol e evita a formação de coágulos sanguíneos, o que poderá provocar infarto, trombose e derrame cerebral.

Interessante destacar que a pimenta na gravidez não é abortiva e nem atrapalha a formação do bebê, porém, muda o pH do estômago podendo provocar, algumas vezes, azia e refluxo. Valeu, galera. Até a próxima! 

Chang Li “Li”

Tenho ascendência chinesa. Sou filho único e meus pais possuem uma pequena indústria de roupas. Eles trabalham incessantemente e por isso possuem muitos problemas de saúde. Talvez este seja o motivo do meu fascínio por Saúde e Nutrição em geral. Sei que será preciso estudar muito porque vou cursar Medicina, mas meu sonho não termina aí. Pretendo transformar esta ciência, mesclando os conhecimentos científicos “ocidentais” com a “sabedoria oriental”, baseada em complexidade e harmonia. Quero aproveitar o melhor desses “dois mundos”, que são inseparáveis. Adoro estudar também sobre alimentos orgânicos e práticas agrícolas sustentáveis. Aqui, no Galera Cult, vou dividir com vocês muitas informações úteis sobre cuidados com seu corpo e, por que não, também sobre sua mente, coração e espírito?