Luta diária contra a balança
Amigos, estava lhes esperando... tudo bem? Falaremos hoje sobre um tema muito comum do nosso cotidiano: a guerra contra a balança. Você sabe o que é isso? Venha, vamos nos aprofundar um pouco sobre esse assunto...
Todos nós sabemos que o tempo está voando, ou seja, estamos trabalhando e/ou estudando muito para mantermos nosso nível social, porém esquecemos da nossa saúde. É muito comum visualizar casos de pessoas sedentárias que, posteriormente, atinge um sobrepeso e quando se vê... Está lutando contra temível balança. Falando nela, é legal deixar bem claro que não afere seu peso, mas sim sua massa, pois, de acordo com a Física, o peso é medido em Newtons , sua fórmula é a seguinte: P= m x g. Sendo a massa (m) medida em quilos (kg) e gravidade (g) em m/s2. Meu amigo Beto se amarra nisso! Ele sempre me chama atenção quando falo que peso 70Kg. Ele diz “A sua massa que é 70Kg.”.
Para sabermos se nossa quantidade de massa está ideal, realizamos o cálculo de IMC (Índice de massa corpórea), que consiste na fórmula:
Assim que tiver o resultado, dê uma olhada na classificação. Isso é importante, galera!
Então, se você realiza atividades físicas constantemente e faz uma dieta balanceada, isto é, saudável, não deve se preocupar.
Algo também muito interessante é o IAC (Índice de adiposidade corporal), que busca o cálculo da porcentagem de gordura corporal seguindo a fórmula:
Porcentagem do corpo = Circunferência do quadril÷ altura x √altura
O grau considerado o ideal nos homens é de 19 % a 24% e na mulher 26% a 29%. Fiquem bem atentos !!!
Pois é, pessoal, isso tudo é importante pra você ficar ligado. Mas o que realmente tem que estar atento é com sua rotina, mesmo sendo bem apertada em relação ao tempo. Devemos “arrumar” tempo para realizar atividades físicas, além de manter uma boa dieta. Essa é a verdadeira equação que temos que seguir para não estarmos lutando contra a balança. Se não possui esse costume, procure iniciar com exercícios leves para depois aumentar a intensidade, complementando com a ajuda de uma boa nutricionista. Por hoje é só... Abração!