O Silencioso Monóxido de Carbono

Olá, amigos! Hoje quero falar com vocês sobre um gás incolor, inodoro, insípido, inflamável e perigoso devido à sua grande toxicidade: o monóxido de carbono. É importante destacar que no início não é irritante, sendo, por isso, muito difícil às pessoas detectarem a sua presença.

O monóxido de carbono é utilizado em indústrias como agente redutor, removendo o oxigênio de alguns compostos e na síntese de diversas substâncias orgânicas, como ácido acético, ácido fórmico, plásticos, metanol e outros. É de grande utilidade, porém acarreta um grande malefício a saúde, em especial, no processo respiratório do ser humano. Fiquei assustado em saber que exposições de longo tempo pode levar a uma toxicidade grave no sistema nervoso central, no coração e mesmo à morte.

Pesquisando sobre o assunto encontrei uma triste notícia de 2013, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, local que ocorreu um grande incêndio. A boate Kiss estava com superlotação quando aconteceu a calamidade: vários jovens tiveram dificuldades de sair do local e 242 morreram devido a inalação dos gases cianeto e monóxido de carbono segundo perícia, segundo o site http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/03/laudos-confirmam-100-das-mortes-por-asfixia-e-superlotacao-na-kiss.html. Nossa...fiquei até macambúzio.

Fiquei surpreso em saber que intoxicações por monóxido de carbono são usados como método de suicídio em vários países. Normalmente,é realizado pela inalação dos fumos de queima de fogões e de escape de gases da combustão em motores.

Galera, bem forte esse estudo, né? Entretanto, considero importante ficarmos por dentro do perigo desse gás. Valeu! Abração!

Chang Li “Li”

Tenho ascendência chinesa. Sou filho único e meus pais possuem uma pequena indústria de roupas. Eles trabalham incessantemente e por isso possuem muitos problemas de saúde. Talvez este seja o motivo do meu fascínio por Saúde e Nutrição em geral. Sei que será preciso estudar muito porque vou cursar Medicina, mas meu sonho não termina aí. Pretendo transformar esta ciência, mesclando os conhecimentos científicos “ocidentais” com a “sabedoria oriental”, baseada em complexidade e harmonia. Quero aproveitar o melhor desses “dois mundos”, que são inseparáveis. Adoro estudar também sobre alimentos orgânicos e práticas agrícolas sustentáveis. Aqui, no Galera Cult, vou dividir com vocês muitas informações úteis sobre cuidados com seu corpo e, por que não, também sobre sua mente, coração e espírito?