Os perigos dos anabolizantes e dietas

Olha quem chegou... Hoje estudaremos o tema que vem atingindo, principalmente, os jovens, devido a pressões sociais pela busca do corpo “perfeito”: anabolizantes e dietas.

Anabolizantes são uma classificação dos hormônios esteróides e absorvidos pelo corpo pela via injetável ou oral. Eles possuem como principal função estimular o crescimento celular de vários tecidos, em especial, o ósseo e o muscular. Hoje em dia, os atletas se preocupam com essa substância, pois “se forem pegos” usando, são automaticamente desclassificados e punidos pelo órgão de desporto responsável pela competição. Também são conhecidos pelos fisiculturistas que possuem concursos tradicionais, onde é permitido o uso de anabolizantes e concursos naturais que não podem usar nenhum tipo de substância.

Os anabolizantes mais utilizados são derivados da testosterona, hormônio masculino, ou seja, meus amigos, quando eles são utilizados sem a prescrição médica, há a possibilidade de ter as seguintes consequências: aumento do apetite, aumento das cordas vocais, espermatogênese prejudicada, elevação da pressão sanguínea, aumento dos níveis do colesterol LDL, aparecimento da acne, problemas cardíacos e hepáticos, desenvolvimento de seios em homens, infertilidade, atrofia testicular, aparecimento de pelos, ciclo menstrual prejudicado e, em jovens, há problemas no seu crescimento. Ufa! Bastante coisa, né?!

A palavra dieta, usualmente, está relacionada com a perda de peso e/ou obtenção da qualidade da saúde. Esta precisa ser feita bem equilibrada, contendo todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Deve-se saber que cada um possui um corpo diferente, logo terá uma dieta específica, mantendo a harmonia entre proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais. Uma dieta perfeita tem que ser acompanhada de atividades físicas, pois essa combinação é a receita para uma vida saudável. Entretanto, temos que atentar quanto ao risco das dietas mal feitas, as quais podem comprometer diversos tecidos, causar problemas de pele, capilar, estomacais e até intestinais. A Dra. Viviane Braz, conselheira técnica científica da Associação Paulista de Nutrição diz que: "O ideal é a educação alimentar. Não adianta comer uma barra de chocolate e ficar sem almoçar, tem que equilibrar".

Agora que sabemos um pouco mais sobre os perigos dos anabolizantes e dietas mal feitas podemos compartilhar com nossos amigos sobre esse assunto e principalmente orientá-los a procurarem profissionais da saúde como: nutricionista, professor de educação física e médico. Nunca se esqueça que não basta ter um corpo esculpido, a saúde deve estar em primeiro lugar, fique ligado! Por hoje é só galera, abração!

 

Saiba mais

Dormir pra que?!

Sua dieta é saudável?

Chang Li “Li”

Tenho ascendência chinesa. Sou filho único e meus pais possuem uma pequena indústria de roupas. Eles trabalham incessantemente e por isso possuem muitos problemas de saúde. Talvez este seja o motivo do meu fascínio por Saúde e Nutrição em geral. Sei que será preciso estudar muito porque vou cursar Medicina, mas meu sonho não termina aí. Pretendo transformar esta ciência, mesclando os conhecimentos científicos “ocidentais” com a “sabedoria oriental”, baseada em complexidade e harmonia. Quero aproveitar o melhor desses “dois mundos”, que são inseparáveis. Adoro estudar também sobre alimentos orgânicos e práticas agrícolas sustentáveis. Aqui, no Galera Cult, vou dividir com vocês muitas informações úteis sobre cuidados com seu corpo e, por que não, também sobre sua mente, coração e espírito?