Radioatividade na Medicina

Meus amigos, que bom que chegaram... Hoje irei falar para vocês sobre algumas das principais aplicações da radioatividade na Medicina. Tudo começou com o Raio-X em 1895, onde os pesquisadores ficaram motivados e até hoje buscam cada vez mais conhecimentos, pois sua aplicabilidade atinge várias áreas da medicina.

O uso da radioatividade é uma técnica muito utilizada para combater o câncer (radioterapia), por exemplo, sendo os raios focados no tumor para não comprometer os outros tecidos saudáveis. Também muito comum é o famoso Raio-X , onde a radiação, após ser produzida, mostra claramente a anatomia óssea, podendo visualizar possíveis lesões ósseas. Percebe-se que esse processo pode gerar alguns desconfortos, como vermelhidão e cefaléia, assim, o melhor método de proteção são placas de chumbo.

Nota-se ainda a presença na ressonância magnética e ultrassonografia. Esta aproveita o eco produzido pelo som para visualizar as reflexões sintetizadas pelos órgãos do organismo. Vale ressaltar que não é invasiva e não utiliza radiação ionizante, ou seja, a técnica não possui radiação suficiente para ionizar moléculas e átomos. Como é bem comum na sociedade, o melhor exemplo é da imagem do bebê na barriga da mãe. Já a ressonância magnética, igualmente, não utiliza radiação ionizante e é possível ver órgãos e músculos. Empregada em lesões esportivas para a visualização de tendões e ligamentos, sendo que pessoas com marca-passo não podem fazer o exame devido ao magnetismos da máquina .

Não posso esquecer de falar da tomografia computadorizada, ela é muito aproveitada para visualizar um câncer, pode-se ver ossos e a circulação com uma resolução muito boa. Além disso, a imagem é fornecida bem rápida, ajudando em casos emergenciais e em diversos cortes. Por outro lado, utiliza radiação ionizante, podendo causar mutações genéticas nada legais para o corpo.

Dessa forma observa o quanto no dia a dia é utilizada a radioatividade. Interessante, né? Agora já sabem um pouco sobre essas importantes técnicas. Qualquer dúvida procure um médico ou radiologista. Por hoje é só galera! Abração!!

 

Saiba mais

Crescimento rápido e invisível

A verdade sobre a água oxigenada

Chang Li “Li”

Tenho ascendência chinesa. Sou filho único e meus pais possuem uma pequena indústria de roupas. Eles trabalham incessantemente e por isso possuem muitos problemas de saúde. Talvez este seja o motivo do meu fascínio por Saúde e Nutrição em geral. Sei que será preciso estudar muito porque vou cursar Medicina, mas meu sonho não termina aí. Pretendo transformar esta ciência, mesclando os conhecimentos científicos “ocidentais” com a “sabedoria oriental”, baseada em complexidade e harmonia. Quero aproveitar o melhor desses “dois mundos”, que são inseparáveis. Adoro estudar também sobre alimentos orgânicos e práticas agrícolas sustentáveis. Aqui, no Galera Cult, vou dividir com vocês muitas informações úteis sobre cuidados com seu corpo e, por que não, também sobre sua mente, coração e espírito?