Eficiência no uso da água

Saudações pessoal!

Recentemente, tivemos algumas notícias sobre a crise hídrica, ou seja, a falta de água para o abastecimento humano na região sudeste do Brasil. Fiquei bem curioso com essa notícia e fui navegar na internet para tentar compreender um pouco dessa situação. Vejam só o que achei:

•O consumo de água no Brasil: 71% está na agricultura; 16% na indústria e 13% para uso residencial.
•De toda a água tratada, uma boa parte é perdida durante a sua distribuição a população. No Rio de Janeiro o desperdício chega quase que a 50%.
•A Agência Nacional de Águas (ANA) tem um mapa interativo sobre o abastecimento de água. Você pode consulta-lo em no site http://atlas.ana.gov.br/

Ainda podemos destacar que as populações humanas procuraram sempre se estabelecer bem próximas aos recursos hídricos, seja na região costeira ou seguindo os rios pelo interior. Quando precisamos nos afastar da água, utilizamos utensílios para armazená-la (como bolsas em couro de animais, vasos em cerâmica). Essa situação ocorre, pois a água é fundamental à vida, ou seja, todos os seres vivos precisam de água para sobreviver, seja no consumo direto (dessedentação, que é o ato de beber água) ou no seu uso em diversas atividades como a agricultura e pecuária. 

 

 

Com o passar dos anos, houve um grande aumento da população humana (vejam só, saímos de menos de 1 bilhão de habitantes nos anos 1800 para cerca de 7 bilhões de pessoas em 2015) em todo o planeta, fazendo com que o uso e consumo desse bem tão valioso fosse aumentado várias vezes. Além de elevar a quantidade de água necessária por dia por pessoa (dessedentação, higienização, alimentação, limpeza, entre outros) também estamos cada vez mais poluindo as fontes de água existentes, como os rios e nascentes, levando a sua escassez. Lembre que já falamos que de toda a água disponível no planeta, apenas 1% pode ser utilizado para o consumo!

Será que você sabe como ajudar a reduzir o desperdício de água? Quais medidas você acha que todos os habitantes do nosso planeta devem cumprir para garantir que esse bem valioso possa ser recuperado?

Paulo “Paulinho” Statera

Desde pequeno tive dificuldade de me enquadrar aos padrões; e não era só rebeldia. Ficava mais revoltado com aqueles que não faziam nenhum sentido. Esse comportamento gerou afastamento de meus pais e minha família em geral, com exceção do meu avô, Paulo, que também sempre foi um rebelde… hehehehe. Poucos reconhecem, mas os meus questionamentos não são vazios, são (e sempre foram) coerentes, pois percebo que as pessoas seguem e tomam decisões porque seguem modelos prontos ou porque pensam no curto prazo. Tudo mudou quando conheci um grupo que vive em uma Ecovila, o Gemeinde, que promove relações diferentes entre si e com o meio ambiente. Minha identificação com o grupo despertou meu interesse por Sustentabilidade e essa passou a ser a minha missão: disseminar outras formas de relacionamento entre os seres humanos e com a natureza. Siga-me no Galera Cult e fique sabendo mais sobre críticas a sociedade atual e sobre práticas sustentáveis