Sustentabilidade do transporte

Alô, Galera Cult! Estava discutindo com os grandes amigos Teko e Léo sobre qual transporte é mais eficiente. Entre as opções que discutíamos estavam o ônibus, o metrô e o carro. De acordo com a nossa pesquisa, chegamos à conclusão que o metrô é o mais indicado. Esse tipo de transporte pode levar um grande número de pessoas ao mesmo tempo, de forma rápida e segura. Proporcionalmente ele consome menos combustível por pessoa transportada.

Você já reparou como os engarrafamentos parecem intermináveis? A cada dia, a frota de carro aumenta no país e já chegou a mais de 45 milhões de carros nas ruas!!! Vejam só os gráficos que achamos em uma reportagem.

 

Frota de carros e motos no Brasil

 

 

Fonte: http://http://g1.globo.com/carros/frota-carros-motos-2013/index.html

 

Os dados indicam que temos quase 1 carro para cada 4 habitantes. Para as motos são 1 a cada 11 pessoas. Ah.... Por isso que esses engarrafamentos não param!!! Imaginem o quanto de gases poluentes são lançados por dia em nossa atmosfera. Se continuarmos nesse ritmo, em breve não teremos como nos deslocar e até mesmo o que respirar. Estamos próximos de uma condição insustentável!

O transporte sustentável deve levar uma grande quantidade de pessoas, com segurança e conforto, poluindo o menos possível e usando combustíveis alternativos. Por essas razões, o uso de metrô e trens são vistos como opções mais adequadas. Algumas grandes cidades no mundo já investiram nesse meio de transporte há muito tempo. Pesquisem só sobre o sistema de metrô de Tóquio ou de Nova Iorque, é fantástico. Além disso, temos que contar com faixas para caminhadas e uso de bicicletas, que são os meios mais eficientes para pequenos percursos.

Mas como podemos contribuir para diminuir o número de carros nas ruas? O primeiro passo é cobrar o comprometimento dos seus representantes no governo (como prefeitos e governadores). É claro que buscar alternativas também é indicado, como dar caronas aos colegas quando fazem o mesmo percurso ou ir de bicicleta à escola. Hoje tem até aplicativos para celulares que gerenciam um sistema de caronas. Fantástico não?

Mas e você, como está contribuindo nesse processo? Já tentou organizar idas de bicicletas ou de carona para a escola e outros eventos? Até a próxima! Valeu!

 

Saiba mais

Arquitetura sustentável: o passado construindo o futuro

Semana de Poluição Ambiental: como assim?!

Paulo “Paulinho” Statera

Desde pequeno tive dificuldade de me enquadrar aos padrões; e não era só rebeldia. Ficava mais revoltado com aqueles que não faziam nenhum sentido. Esse comportamento gerou afastamento de meus pais e minha família em geral, com exceção do meu avô, Paulo, que também sempre foi um rebelde… hehehehe. Poucos reconhecem, mas os meus questionamentos não são vazios, são (e sempre foram) coerentes, pois percebo que as pessoas seguem e tomam decisões porque seguem modelos prontos ou porque pensam no curto prazo. Tudo mudou quando conheci um grupo que vive em uma Ecovila, o Gemeinde, que promove relações diferentes entre si e com o meio ambiente. Minha identificação com o grupo despertou meu interesse por Sustentabilidade e essa passou a ser a minha missão: disseminar outras formas de relacionamento entre os seres humanos e com a natureza. Siga-me no Galera Cult e fique sabendo mais sobre críticas a sociedade atual e sobre práticas sustentáveis