Ética e Robótica

Um dia estava conversando com meu mano Beto sobre Robótica. Ele perguntou:

- Você consegue imaginar um futuro em que os robôs vão realizar todas as atividades e os seres humanos ficarão de pernas para o ar? Ou quem sabe um futuro maligno tipo Exterminador do Futuro ou Matrix? Qual será o futuro da Robótica?

Provocação irada! Comecei a refletir sobre a questão... Percebi logo de cara que não temos esse problema hoje em dia. E por quê? Porque as máquinas não tomam decisões além do que elas foram projetadas para fazer. Elas não possuem algo que o ser humano tem e pratica: o livre-arbítrio. E com esse grande poder, vem grandes responsabilidades (lembrando Ben Parker, o tio do Homem-Aranha... rsrsrs). Se temos liberdade para decidir, devemos ter responsabilidade para assumir as consequências. Hoje, e espero que para sempre, há um homem (ou uma mulher) por trás da máquina. Não é o robô que decide, mas esse ser humano que está no comando e é dele a responsabilidade.

Os avanços tecnológicos são sempre bem-vindos. Você pode perguntar: “Mas, Leo, e as tecnologias utilizadas para provocar destruições e mortes em massa?”. O problema não é a tecnologia, mas a Ética humana que decide o que fazer. Deveríamos viver na Idade da Pedra para termos menos destruição? E tudo que podemos fazer hoje devido aos robôs e outras inovações? Sendo robô ou não, sempre devemos questionar o que devemos fazer, que botão apertar ou que palavra a ser dita. É, foi e sempre será um debate ético.

Por isso eu sempre digo: Viva a Ética! Viva a Filosofia!

#umconviteparapensar

 

Saiba mais

Ética e o consumismo

Respeitar e concordar são a mesma coisa?

Leonardo “Leo” Gantes

Eu tinha um comportamento péssimo – pelo menos era o que meus pais achavam - até ficar amigo Fred, um pedagogo que meu pai conheceu, e começar a aprender sobre Ética. Ele não me ensinou como eu deveria me comportar, não tentou me doutrinar. Ele optou por conversar comigo, me compreender e ao mesmo tempo me ensinou sobre Ética e como raciocinar para tomar atitudes melhores. Continuo sem gostar muito de estudar… rsrsrs… Mas pelo menos agora faço escolhas com mais consciência. Gosto mesmo de sair com meus melhores amigos, Sid e Teresa, e minha namorada, Helena, além de filmes de zumbi e sou superfã do Batman. Na minha área no Galera Cult, vou compartilhar com vocês alguns pensamentos e provocações, sempre sobre o comportamento humano.