Uma lenda do rock: Chuck Berry

Oi, meus amores! Tudo bem? Venho falar para vocês uma notícia não muito boa, Chuck Berry faleceu. É isso mesmo. A polícia dos Estados Unidos, no Missouri, informou que ele foi encontrado em sua casa já sem os sinais vitais. Que perda! Ele foi compositor, cantor e guitarrista estadunidense e um dos pioneiros do rock androll. Além disso, foi guitarrista ídolo dos Beatles e Rolling Stones. Durante a sua carreira gravou baladas românticas (Havana Moon), blues (WeeWee Hours), mas foi com o rock que ele ganhou sua fama. As músicas que mais gosto são Johnny B.

Mas por que tantas vacas?

Mas por que tantas vacas?

Oi, meus amores! Tudo bem? Fui com meu amigo Li tomar a vacina de febre amarela e quando estávamos saindo do metrô percebi que tinha uma vaca toda fashion no meio da estação. É isso mesmo, uma vaca! Fiquei mega curiosa e descobri que estava rolando a CowParade Brasil 2017 em São Paulo. Esse é o maior e mais bem sucedido evento de arte pública no mundo e aqui no Brasil já está na sua 10ª edição e pela primeira vez terá como tema “uma viagem pelo mundo”.

“Se eu volto é pra ficar”

Olá, galerinha! Tudo bem? Então, nosso papo de hoje é sobre um pernambucano “arretado”, Geraldo Azevedo. De família humilde, mas culturalmente muito rica, visto que o primeiro presente ganhado pelo pai foi um violão. Essa boa infância o garantiu maravilhosas referências na vida, o que o fez querer seguir, cada vez mais, o caminho do bem e principalmente da música.

O português

Olá, galerinha! Nosso papo cult de hoje é sobre um escritor que eu mega curto: Jorge de Sena. Poeta nascido em Portugal, teve uma vida muito conturbada quando criança, pois seu pai queria que fosse militar e sua mãe músico. Seu pai venceu e a passagem pela Armada constituiu uma experiência traumática da sua adolescência que será matéria de diversos poemas e ficções, como A Grã-Canária e, no caso da Guerra Civil, Sinais de Fogo.

Por que tem esse nome?

Olá, galerinha! Tudo bem? Nosso papo cult de hoje é sobre um grupo que se chama NSYNC, conhece?! Bom, uma dica que eu posso dar para vocês é que um cantor, que gosto muito,era um dos integrantes:Justin Timberlake. Eles eram conhecidos também como boy band estadunidense da música pop e venderam cinquenta milhões de discos pelo mundo. Uau! 

Muito mais que um médico

Para iniciar nosso papo sobre Moacyr Scliar, grande autor, médico e professor universitário, quero citar uma de suas frases mais famosas: “contar uma história é estabelecer vínculos afetivos com as pessoas”. Foi para a sua formação de médico que publicou o primeiro livro História de um médico em formação, mas não esqueceu depois disso de também percorrer a carreira de escritor, ambas aconteciam paralelamente. De família judia, fugida da Guerra, escolheu a cidade de Porto Alegre para viver e realizar suas histórias. 

Rainha do rádio

Olá, meus amigos! Tudo bem? Vocês já ouviram esta música: “Nós somos as cantoras do rádio, levamos a vida a cantar/De noite embalamos teu sono,/de manhã nós vamos te acordar/Nós somos as cantoras do rádio,/nossas canções cruzando o espaço azul/Vão reunindo num grande abraço corações de Norte a Sul.(...)”? Você sabia que as grandes divas do Rádio eram Carmem Miranda, Aracy de Almeida, Aurora Miranda, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Linda e Dircinha Baptista, Isaura Garcia e Nora Ney? Não?!

A espanhola

Olá, meus amores! Tudo bem? Então, nosso papo cult de hoje é sobre uma cantora e compositora espanhola que a minha tutora Maria Augusta gosta muito: Rosana Arbelo. Então, ela é a filha mais nova de oito irmãos e compôs sua primeira canção com apenas 8 anos. Isso não é um máximo?! Nasceu na Ilha de Lanzarote (Espanha), mas cresceu nas Ilhas Canárias (Espanha). Mudou-se para Madrid no começo dos anos 80 e ganhou o primeiro lugar no festival de Benidorm com a música "Fuego y Miel". 

Um marco da literatura portuguesa

Olá, meus amores! Tudo bem? Bom, nosso papo cult de hoje será sobre um poeta português que eu mega curto: Luís de Camões. Conhece?! “Amor é fogo que arde sem se ver/ É ferida que dói e não se sente/ É um contentamento descontente/ É dor que desatina sem doer(...)”. E aí, lembrou?!? Bom, esse é um trechinho de um dos seus poemas mais famosos: Amor é fogo que arde sem se ver.

Luiz Maurício

A música “Tempos Modernos” mostra, em seu início, um otimismo e, ao mesmo tempo, um olhar crítico e realista do mundo, que demonstra uma das características principais de Lulu Santos. Essa música de 1982, porém altamente atual, retrata um liberalismo, o qual foi consolidado por essa década de 80, descendente do movimento hippie dos anos 70. Isso se nota nos versos, que são quase um hino para essa geração “hoje o tempo voa amor/ escorre pelas mãos/ mesmo sem se sentir/ e não há tempo que volte amor/ vamos viver tudo que há pra viver/ vamos nos permitir”. 

Páginas