Comprar ou alugar?

Comprar ou alugar?

Olá, galerinha mais nerdlinda deste mundão! Suave na Nave? Então... meu pai estava aqui conversando com a minha mãe sobre a possibilidade de comprar um apartamento. Cara, na boa, não consegui ficar quieta e logo falei para eles alguns insights da mais linda rainha Matemática para convencê-los de pensar mais um pouquinho a respeito... Tenho muita responsabilidade, pois ninguém sabe tanto Matemática quanto eu na minha casa... rsrsrs... E essa linda disciplina é essencial para tomarmos certas decisões, como essa: comprar ou alugar um apartamento?

Gotas de chuva

E aí galerinha mais linda desse mundão! Tudo bem?

Cara, tá chovendo muito aqui onde eu moro. Como não pude ir com a minha amiga ao shopping por conta desta chuva fiquei pensando numas paradas megairadas, tipo: será que poderíamos estimar quantos litros de água caem em uma hora de chuva?

Então, aproveitei que está chovendo e pus, na varanda do meu apartamento, um balde e deixei –o por uma hora lá. Passada à hora, medi o nível de água que continha no balde : 10 mL (Tipo: top!). Agora, a gente precisa lembrar que 1mL corresponde a 1L/m2. Por quê? Vem pro meu mundo:

Triângulos, aff...

Galerinha, estudando algumas coisinhas matemáticas mais avançadas, me deparei com um triângulo muito, mas muito irado mesmo. Ele se chama Triângulo de Pascal. O triângulo de Pascal é um triângulo numérico infinito formado pelos coeficientesbinomiais. Foi descoberto pelo matemático chinês Yang Hui (1238-1298) e, posteriormente, várias de suas propriedades foram estudadas por Blaise Pascal (1623-1662). 

A catenária

Salve, salve galerinha mais “nerdlinda” do meu mundão! Tudo suave?

Então, você já passou por um túnel urbano? Já pensou como se constrói um troço desses? Cara, eu dei uma olhada nos meus artigos e percebi como os túneis eram construídos antigamente e descobri uma curva bem parecida com a lindinha da parábola, mas que não é uma parábola, mas CATENÁRIA.

Vamos entender as suas diferenças?

Primeiro, vamos dar “um look” nessa parábola:

Raciocínio lógico

Salve, salve galerinha mais “nerdlinda” do meu mundão! Tudo suave? Vocês conhecem Rubik e sua mais fantástica invenção?

Em 1974, um jovem professor de arquitetura de Budapeste (Hungria) chamado Erno Rubik criou um objeto que não deveria ser possível. Mesmo após de ter sido girado, o cubo não quebrou ou desmontou. Com adesivos coloridos em suas faces, o cubo foi embaralhado e assim surgiu o primeiro “Cubo de Rubik”.

Que retângulo é esse?

E aí, galerinha! Tudo lindo? Você já ouviu falar do termo Retângulo Áureo? Então, chama-se retângulo áureo qualquer retângulo ABCD (Figura 1) com a seguinte propriedade: se dele suprimirmos um quadrado, como ABFE, o retângulo restante, CDEF, será semelhante ao retângulo original.

Se a + b e a são os tamanhos dos lados do retângulo original, a definição acima fica assim:

Por que estudar polimônios?

Fala galerinha mais linda desse mundo! Tudo suave? Então, tenho certeza que você já se perguntou o porquê de estudar os polinômios, não é verdade. Afinal de contas, como utilizar esses conceitos de álgebra no nosso cotidiano? Parece que nunca vamos utilizar isso não é verdade?

Geometria em casa

Acho mega irado como a geometria invade nosso cotidiano e nos ajuda em determinadas situações, inicialmente não muito fáceis. Estava estudando polígonos e então me deparei com o seguinte exercício: 

Uma família resolve trocar o piso da sala de sua residência. Eles sabem que a sala mede 6,4 metros de largura e 5,2 metros de comprimento. Na loja de materiais eles ficam sabendo que o ladrilho desejado é quadrado, e tem 25 cm de lado. Aí surge a pergunta, quantos ladrilhos serão necessários para ladrilhar a sala inteira?

Como surgiu o Plano Cartesiano?

E aí gente mais nerd, gente mais linda. Tudo bem? Você já deve ter ouvido falar sobre o plano cartesiano, não é verdade? Mas já percebeu o quanto ele é importante para o mundo? Não?! Nossa então como você imagina que uma grande embarcação calcula a sua rota em alto mar? E o como funciona o GPS? E um inocente jogo de batalha naval? Bom, primeiro deixa eu te posicionar sobre um carinha que deu início a tudo isso...

Páginas