Reforma da previdência é mesmo necessária?

Sim. É muito necessária.

Hoje estou muito direto. Já perceberam, né? rsrs Mas vou explicar o porquê.

A previdência, para quem não sabe, é o regime que garante para os trabalhadores a aposentadoria, seja por invalidez, pessoas que não conseguem mais exercer seu trabalho por algum acidente ou deficiência desenvolvida. Por tempo de serviço, todo trabalhador ganha o direito de se aposentar, ou seja, parar de trabalhar e receber pelo sistema da previdência.

Países mais empreendedores do mundo

Quando vi essa lista na internet eu não me surpreendi. Afinal, sabemos que o empreendedorismo ocorre por oportunidade ou por necessidade. E a necessidade existe onde? Nos países ricos? Na nani na não... Nos lugares pobres, é óbvio.

A lista que saiu em 2015, tem 9 países pobres (ou em desenvolvimento) entre os 10 primeiros. Somente o Chile, em 9º lugar, hoje é considerado um país desenvolvido, o antigo Primeiro Mundo. Na lista, temos Uganda, em 1º lugar; Tailândia, em 2º lugar; e Brasil, em 3º lugar.

Palmas! Palmas! E mais palmas para nós!

Os perigos da inflação

Os perigos da inflação

Galerinha, vamos falar hoje de um assunto que esteve (e está) nos noticiários todos os dias nessa época de crise: a inflação. O que é a inflação? O que causa? Quais os seus perigos? Vamos por partes... Popularmente, inflação é o aumento de preços, o valor percentual médio de aumento dos preços em um determinado período. Quando ouvimos, por exemplo, que a inflação anual foi 10%, significa que os preços monitorados em média aumentaram 10%. O oposto é a deflação, quando os preços diminuem. Hiperinflação é quando a inflação é muito alta. Ok?

Comprar ou alugar?

Comprar ou alugar?

Olá, galerinha mais nerdlinda deste mundão! Suave na Nave? Então... meu pai estava aqui conversando com a minha mãe sobre a possibilidade de comprar um apartamento. Cara, na boa, não consegui ficar quieta e logo falei para eles alguns insights da mais linda rainha Matemática para convencê-los de pensar mais um pouquinho a respeito... Tenho muita responsabilidade, pois ninguém sabe tanto Matemática quanto eu na minha casa... rsrsrs... E essa linda disciplina é essencial para tomarmos certas decisões, como essa: comprar ou alugar um apartamento?

Uber e a concorrência

Uber e a concorrência

A crise financeira ficou pesada a partir de 2014 e muitas pessoas ficaram desempregadas. Nada melhor para gerar criatividade do que a necessidade, não é mesmo? Precisando levar comida para casa, as pessoas foram atrás de gerar renda, ganhar dinheiro de alguma forma honesta. Do casamento da necessidade com a tecnologia, cada vez mais frequente no dia a dia, nasceram várias criaturas, como o Uber, aplicativo que conecta passageiros a motoristas amadores.

Gotas de chuva

E aí galerinha mais linda desse mundão! Tudo bem?

Cara, tá chovendo muito aqui onde eu moro. Como não pude ir com a minha amiga ao shopping por conta desta chuva fiquei pensando numas paradas megairadas, tipo: será que poderíamos estimar quantos litros de água caem em uma hora de chuva?

Então, aproveitei que está chovendo e pus, na varanda do meu apartamento, um balde e deixei –o por uma hora lá. Passada à hora, medi o nível de água que continha no balde : 10 mL (Tipo: top!). Agora, a gente precisa lembrar que 1mL corresponde a 1L/m2. Por quê? Vem pro meu mundo:

Triângulos, aff...

Galerinha, estudando algumas coisinhas matemáticas mais avançadas, me deparei com um triângulo muito, mas muito irado mesmo. Ele se chama Triângulo de Pascal. O triângulo de Pascal é um triângulo numérico infinito formado pelos coeficientesbinomiais. Foi descoberto pelo matemático chinês Yang Hui (1238-1298) e, posteriormente, várias de suas propriedades foram estudadas por Blaise Pascal (1623-1662). 

A catenária

Salve, salve galerinha mais “nerdlinda” do meu mundão! Tudo suave?

Então, você já passou por um túnel urbano? Já pensou como se constrói um troço desses? Cara, eu dei uma olhada nos meus artigos e percebi como os túneis eram construídos antigamente e descobri uma curva bem parecida com a lindinha da parábola, mas que não é uma parábola, mas CATENÁRIA.

Vamos entender as suas diferenças?

Primeiro, vamos dar “um look” nessa parábola:

Raciocínio lógico

Salve, salve galerinha mais “nerdlinda” do meu mundão! Tudo suave? Vocês conhecem Rubik e sua mais fantástica invenção?

Em 1974, um jovem professor de arquitetura de Budapeste (Hungria) chamado Erno Rubik criou um objeto que não deveria ser possível. Mesmo após de ter sido girado, o cubo não quebrou ou desmontou. Com adesivos coloridos em suas faces, o cubo foi embaralhado e assim surgiu o primeiro “Cubo de Rubik”.

Páginas