Costa Rica: um exemplo de país

Para aqueles que só conhecem a Costa Rica de suas constantes aparições nas Copas do Mundo de futebol, fica a dica: tem muito mais nesse pequeno país da América Central. A grande marca deste país é a sua visão e suas práticas a respeito do Meio Ambiente e da Sustentabilidade de uma forma geral. Vamos saber um pouco mais?

A Febre Amarela mais próxima de você

Tirei a manhã de hoje para ir com minha amiga Ciça até o Posto de Saúde a fim de me imunizar contra o vírus da Febre Amarela, que é da família Flaviviridae, sendo composto por um RNA de fita simples. Essa enfermidade sempre foi mais comum na região Norte do país, entretanto, há alguns meses foram confirmados casos na região Sudeste.Fato que deu inicio a uma campanha de vacinação contra tal vírus,o modo de transmissão da doença é realizada pela picada do mosquito Aedes aegypti em meios urbanos, ele mesmo, aquele que também transmite a dengue.

O fim do termômetro de mercúrio

Hoje trouxe um assunto que me fez lembrar do meu amigo Paulinho, que é apaixonado pelos temas ligados à sustentabilidade. Recentemente, foi proibido a produção e venda do termômetro de mercúrio. Primeiro, vou explicar como funciona e depois vocês entenderão o motivo da decisão.

Hábitos alimentares e o consumo da carne

Hábitos alimentares e o consumo da carne

Olá, turma do Galera Cult! A operação “Carne fraca” da Polícia Federal trouxe à tona mais uma vez a discussão sobre o consumo de carne. É um dos temas que mais gosto, pois mistura ideologia, alimentação e meio ambiente. :)

Origem duvidosa das carnes

Origem duvidosa das carnes

Olá pessoal, já estava com saudade de vocês! Ontem, estava almoçando e, por coincidência, era aquela carninha feita com carinho pela minha mãe, só que ao mesmo tempo vi na televisão os diversos casos de irregularidades no processamento da carne nas indústrias. Por isso, decidi conversar um pouquinho com vocês sobre o que foi achado nas carnes que impressionaram o Brasil inteiro e para sabermos a diferença exata entre a carne contaminada e a carne estragada.

O futuro da alimentação

O futuro da alimentação

Olá, jovens cientistas! Como sabem, sou um apaixonado por Ciência e hoje falaremos sobre alimentação. Ué, Beto, o que isso tem a ver? Tudo, poxa. Meus amigos só falam da operação Carne Fraca, a que descobriu contaminação de carnes em diversos frigoríficos. O Leo discute as questões éticas, o Nando compartilha o consumo de carne pelo mundo, o Li explica os efeitos nocivos de alimentos contaminados... Se eu não falar sobre isso, ficarei de fora da conversa... kkkk Então, fiz uma pesquisa e vou dividir com vocês um pouco sobre os transgênicos, que misturam ciência e alimentação, beleza?

A ilha de plástico e os desafios

Olá, GaleraCult!!! 
Estamos investigando como o plástico, derivado do petróleo, está presente em nosso dia a dia em diversos produtos (embalagens, recipientes, copos, revestimento de carros, entre outros) impacta o meio ambiente. Em um bate papo com os nossos amigos, o cientista Beto e o explorador Nando vimos como o plástico é importante em nossa sociedade, mas ao mesmo tempo ele pode se tornar um grande causador de impactos ambientais. 

Caatinga: a riqueza do semiárido

Olá, turma da GaleraCult! Um dos momentos mais aguardados do ano são as férias escolares. É momento de relaxar com a família e curtir um pouco outros ambientes, como, por exemplo, o Nordeste brasileiro. É uma região muito interessante com a presença dos biomas Mata Atlântica – na região costeira – e Caatinga, seguindo mais para o interior. Com poucas chuvas e sol abundante, a umidade presente no ar é baixa caracterizando o clima semiárido na região onde encontramos a Caatinga. 

Luta diária contra a balança

Amigos, estava lhes esperando... tudo bem? Falaremos hoje sobre um tema muito comum do nosso cotidiano: a guerra contra a balança. Você sabe o que é isso? Venha, vamos nos aprofundar um pouco sobre esse assunto...

Você conhece o Hiparco?

Aí cara, você sabe o que significa Trigonometria? É o estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, veja: tri – três; gono – ângulo e metrien – medida. Atualmente, o grego Hiparco, nascido em 190 a. C., é considerado o pai da Trigonometria, não só por ter dado o ponta pé inicial nos estudos trigonométricos, mas por tudo que fez até falecer em 120 a. C.

Páginas