Nossa querida e amada Mafalda

Oi, meus amores! Tudo bem? Nosso papo cult de hoje é sobre uma das minhas personagens de histórias em quadrinho favoritas, é a nossa querida Mafalda. Mas o porquê dela ser um grande sucesso? Bom, é uma menina inconformada diante do contexto mundial, além de ser constantemente inquieta com a trajetória do ser humano e a paz do mundo. A partir desse pensamento demonstrado em suas tirinhas, tornou-se extremamente popular em todo o continente europeu e na América Latina. 

Mafalda foi provavelmente criada no contexto histórico conhecido como Pós-Guerra Fria e seu criador foi o cubano David Viñas, que encontrou nela uma forma de expressar seus pensamentos e críticas sobre um mundo capitalista. Além disso, ele podia criticar as leis cubanas e transmitir sua visão de mundo sem ser atingido pelas malhas da repressão. Mas, ela só se transformou em um cartoon graças ao estímulo de Julián Delgado, amigo de Quino (cartunista argentino), então editor-chefe do Primera Plana, veículo semanal. Andei pesquisando e descobri que a tira de Mafalda foi lançada em 1964 e em 1965 ganha uma versão diária no El Mundo de Buenos Aires. Um máximo, né?! Por hoje é só, pessoal! Bjokas!

Cecília “Ciça” Lisboa

Para as pessoas eu sempre vivi no mundo Lua. Não sei se é o nome correto. Confesso que, para mim, o nome nem é importante. O que vale é que era (e ainda é) o meu mundo. Tenho 18 anos e sou uma artista, ao menos é essa definição de que gosto. É verdade que sempre tive dificuldade de me comunicar, mas autista é exagero ☹ Só porque eu sempre fui apaixonada por arte - de todos os tipos – e preferia livros a pessoas??? Aos 12 anos, meus pais desistiram do ensino formal, porque eu não conseguia me concentrar e, consequentemente, passar de ano. Assim, eles contrataram uma tutora e passei a ter aulas em casa. Foi a melhor coisa que podia me acontecer. A tutora, Maria Augusta, passou a usar a linguagem que eu gostava e entendia: a arte. Deu tudo certo ☺ Através das Artes, conquistei meus diplomas do Ensino Básico. Hoje, curso História da Arte em uma tradicional Universidade. Meu sonho? Mostrar como Leitura e Artes tem relação interdisciplinar importante com as demais disciplinas. E é isso que farei aqui no Galera Cult.