Rainha do rádio

Olá, meus amigos! Tudo bem? Vocês já ouviram esta música: “Nós somos as cantoras do rádio, levamos a vida a cantar/De noite embalamos teu sono,/de manhã nós vamos te acordar/Nós somos as cantoras do rádio,/nossas canções cruzando o espaço azul/Vão reunindo num grande abraço corações de Norte a Sul.(...)”? Você sabia que as grandes divas do Rádio eram Carmem Miranda, Aracy de Almeida, Aurora Miranda, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Linda e Dircinha Baptista, Isaura Garcia e Nora Ney? Não?! A Era de Ouro do Rádio, durante as décadas de 30 a 50, foi um período marcante tanto para a história da música popular brasileira, quanto para a cultura nacional. 

Então, pessoal, Rainha do Rádio foi um concurso criado pela Associação Brasileira de Rádio para arrecadar fundos para a construção dum hospital. As cédulas de votação vinham na Revista do Rádio e a primeira premiação ocorreu em 1937 no Iate Laranjeiras, um barco carnavalesco ancorado na Esplanada do Castelo, no Rio de Janeiro. Linda Batista foi a campeã e reteve o título por onze anos, até que foram realizadas novas votações.A eleição de 1949 marcou uma das maiores rivalidades da histórias da MPB: Marlene e Emilinha Borba. Marlene foi procurada pela Antarctica, que estava lançando o Guaraná Caçulinha. Para promover a marca, a empresa lhe deu um cheque em branco para que ela comprasse quantas revistas, votos fossem necessários. Marlene foi eleita com 529.982 votos. Com isso, Emilinha era uma candidata forte, mas ficou em terceiro lugar, depois de Ademilde Fonseca.Marlene manteve o título em 1950, entregando-o no ano seguinte para Dalva de Oliveira. Emilinha o venceria apenas em 1953. Nesse ano, a Revista do Rádio passou a fazer eleições estaduais. Alguns estados passaram a ter seus próprios reis e rainhas. No Rio, o primeiro cantor a ser eleito Rei do Rádio foi Francisco Carlos, em 1958. O rádio de São Paulo realizou o concurso apenas uma vez, em 1953. Isaura Garcia foi a eleita. Por hoje é só! Até a próxima! Bjs! 

Cecília “Ciça” Lisboa

Para as pessoas eu sempre vivi no mundo Lua. Não sei se é o nome correto. Confesso que, para mim, o nome nem é importante. O que vale é que era (e ainda é) o meu mundo. Tenho 18 anos e sou uma artista, ao menos é essa definição de que gosto. É verdade que sempre tive dificuldade de me comunicar, mas autista é exagero ☹ Só porque eu sempre fui apaixonada por arte - de todos os tipos – e preferia livros a pessoas??? Aos 12 anos, meus pais desistiram do ensino formal, porque eu não conseguia me concentrar e, consequentemente, passar de ano. Assim, eles contrataram uma tutora e passei a ter aulas em casa. Foi a melhor coisa que podia me acontecer. A tutora, Maria Augusta, passou a usar a linguagem que eu gostava e entendia: a arte. Deu tudo certo ☺ Através das Artes, conquistei meus diplomas do Ensino Básico. Hoje, curso História da Arte em uma tradicional Universidade. Meu sonho? Mostrar como Leitura e Artes tem relação interdisciplinar importante com as demais disciplinas. E é isso que farei aqui no Galera Cult.