Água pesada?!

Dentre as semelhanças atômicas, a primeira que você estudou foram os isótopos... Ainda lembra o que são isótopos? Átomos com o mesmo número de prótons no núcleo, mas com número de nêutrons diferentes. Não se esqueça de que aquele o qual tiver mais nêutrons em seu núcleo é mais pesado.

Por volta de 1933, o químico americano Gilbert Newton Lewis (1875-1946) descobre uma molécula de água que fugia dos padrões comuns. Enquanto a água comum é composta de dois átomos de Hidrogênio, cada um com um próton e um nêutron em seus núcleos, associados ao átomo de Oxigênio (H2O); a molécula descoberta por ele possuía dois átomos de Hidrogênio, mas cada um com dois nêutrons em seus núcleos, associados ao átomo de Oxigênio. Esta, aparentemente, parecia ser uma água como todas, entretanto por possuir mais dois nêutrons, foi batizada de água pesada. O isótopo do Hidrogênio com dois nêutrons em seu núcleo é chamado Deutério e esta água também é conhecida como água deuterada ou óxido de Deutério e sua fórmula é D2O ou 2H2O. Até aqui tudo bem? Mas para que serve esta água?

 


As partículas que mais existem no Universo são os fótons, depois vêm os Neutrinos, só que, como eles têm pouca interação com a matéria, são difíceis de serem detectadas. No entanto, há uma maneira: encher minas subterrâneas com muitos milhares de litros de água pesada. Quando um neutrino passa por esta água, ele deixa um rastro de energia quando colide com os núcleos atômicos da água. Os cientistas contam estes rastros que são usados para estudo das propriedades mais fundamentais da constituição da matéria.

Outra aplicação da água pesada e de utilidade imediata é nas usinas nucleares. No reator da usina, os átomos de Urânio são literalmente quebrados, partidos e liberam Nêutrons que vão chocar-se com outros átomos de Urânio e parti-los também (o nome certo é fissão), e é uma reação em cadeia. Agora é que vem a sacação: nem todos os nêutrons liberados são utilizados na reação em cadeia. É aí, galera que entra a água pesada, que envolve o depósito onde se encontra o Urânio.

Os isótopos do Hidrogênio - que estão no núcleo da molécula da água pesada, ou seja, os Deutérios, que cada um com quase o dobro de massa do Hidrogênio comum- recebe a colisão de parte dos nêutrons resultantes das fissões. Esses nêutrons possuem energia altíssima e, nesta colisão, a energia deles é diminuída. Ele não é absorvido, mas, libera uma quantidade enorme de energia, fazendo com que a água atinja temperaturas altíssimas, se transformando em vapor que vão mover as turbinas para a produção de energia elétrica. Ufa, terminei... Se você tiver mais interesse no assunto, saiba mais visitando sites como: http://www.brasilescola.com/quimica/reator-nuclear.htm

Valeu, meu! Tipo,fui!

Alberto “Beto” Thomas

Desde pequeno, meus pais diziam: esse menino vai ser cientista. Por quê? Sempre fui nerd aficionado por todo tipo de ciência. Meu tio Isaque, professor de Ciências, sempre foi o incentivador principal. Fazíamos programas que giravam em torno de curiosidades, pesquisas e ciências em geral. Em casa, criávamos hipóteses e montávamos experiências caseiras. Também compartilhamos o mesmo pecado, junk food, e o mesmo vício, seriados e filmes de ficção científica. Com meu talento nato potencializado pelo help do meu tio, precocemente me destaquei nas mais diversas feiras e concursos científicos. Hoje curso Física em uma universidade de prestígio. Entretanto, o que gosto mesmo é de “trabalhar” em meu laboratório amador construído na garagem de casa, realizar pesquisas e publicar vídeos na internet, onde explico os “porquês” dos mais diferentes acontecimentos do cotidiano. Aqui, no Galera Cult, vou tentar despertar em vocês o prazer pela Ciência no cotidiano, apresentando os mais interessantes e importantes “porquês”.