Sua dieta é saudável?
Atualmente, o objetivo de muitos homens e mulheres é ter um corpo bonito. Para atingir esse sonho, estas pessoas realizam praticamente tudo. Elas recorrem a cirurgias e a técnicas agressivas. Isso pode comprometer seriamente o nosso organismo porque tudo que realizamos deve buscar o equilíbrio, nem nada a mais, nem a menos. É necessário deixar bem claro que todos os alimentos possuem papel fundamental no nosso corpo, pois este funciona em completa harmonia entre proteínas, carboidratos, lipídios e sais minerais.
Expliquei ao meu amigo Beto que o nosso corpo possui mecanismos para a manutenção da homeostasia (equilíbrio) corporal, porém tudo há um limite. Não podemos dar ouvidos as chamadas “dietas mágicas” que motivam as pessoas a diminuírem o número de refeições diárias. Isso poderá ocasionar diversas enfermidades como: anemia, fraqueza muscular, cefaleia (dores de cabeça), dentre outras. Dietas também que utilizam apenas carboidratos são perigosas, porque podem causar hiperglicemia e posteriormente diabetes. Vale lembrar que dietas ricas em proteínas sobrecarregam o fígado e rins, o que pode acarretar uma disfunção desses órgãos. Beto, fica ligado nessa dieta maluca que está começando a fazer!
Infelizmente pessoal, na nossa sociedade existem pressões sociais para que tenhamos o corpo idealizado pela mídia. Ocorre um processo de exclusão social, que pode influenciar, em especial, os jovens a realizarem atos perigosos como bulimia e anorexia.
Não se preocupe Beto e vocês galera, porque pesquisei e separei maneiras de se manter saudável e perder peso, caso seja seu objetivo. Quero falar até mesmo para você que não está lutando contra a balança, mas deve atentar-se, pois uma boa dieta serve para prevenir diversas doenças. Adquira o hábito de ler revistas relacionadas à boa alimentação, saiba a função de cada alimento, aprenda como o corpo funciona e o que é melhor ser ingerido em qual hora. Procure também realizar atividades físicas que lhe deem prazer, uma dica é praticar com amigos e/ou família, assim como, se alimentar a cada três horas para seu corpo armazenar uma menor quantidade de lipídios. O ideal seria que consultasse um profissional da área a fim de ter um acompanhamento especializado.
Por hoje é só! Lembre-se de que só irá ganhar peso quando estiver ingerindo mais calorias do que consome e sempre coloque em primeiro lugar a sua saúde! Até a próxima!