Corrupção e poder
O país vive a pior crise financeira dos últimos cem anos. E o Estado do Rio está ainda pior. Essa situação deve-se a políticas econômicas mal formuladas e implementadas (consultei meu amigo Teko para dizer isso.rsrs) e devido a muita, mas muita corrupção mesmo. Você sabe o que é corrupção?
No Wikipédia (um dos meus sites favoritos), está escrito que corrupção é “corromper”, “tirar vantagem em um projeto de poder” ou “promoter vantagem indevida a qualquer pessoa”. A enciclopédia digital cita exemplos para tornar mais claro o significado. Gosto da parte que menciona “um projeto de poder”, pois faz uma conexão entre o termo e o seu pai (ou talvez padrasto), o poder.
A corrupção que pode ser identificada ao longo da história deste país (e por que não do mundo, não sejamos vira-latas) e tornou-se ainda mais nos últimos anos e ainda mais evidente no Estado do Rio de Janeiro é fruto de poder poderoso. Desculpe a repetição, tentarei ser mais claro. Quanto mais poderosa uma pessoa é, mais liberdade ela tem para corromper, pois menos fiscalização, menos compromissos, menos limites ela tem. Um poder cada vez mais poderoso. Em um tempo em que não temos grandes políticos, ou seja, homens públicos comprometidos com a população, que ele representa, não podemos ter homens com muito poder.
É por isso que Política e Ética se relacionam. Acreditar em salvadores não é inteligente, não é saudável, não é ético. Exercer a cidadania, sua influência, buscar sua fatia de poder faz parte do papel de qualquer cidadão. Abrir mão disso é dar espaço para aqueles indivíduos sedentos por poder, os mesmos que estão dispostos a corromper tudo e a todos, atémesmo remédios e merenda escolar. Cabe a todos nós colocar limite, impedir o nascimento desses poderosos corruptos, através de nossa participação como cidadãos.
#corrupção #poder #cidadania