Estamos sozinhos no Universo? A Matemática vai te ajudar a responder

Uma das partes da Matemática que mais curto é a probabilidade. Ela é muito importante, pois me ajuda a tomar muitas decisões quando consigo identificar o que tem mais chance de acontecer. Outro dia apliquei a probabilidade em uma conversa boba sobre ETs, uns amigos estavam discutindo se existe vida fora da Terra. Várias linhas de raciocínio.

Tinham uns mais religiosos que não acreditavam, devido à fé deles. Ok. Não me coube julgar isso, fé não se discute, ou você acredita ou não e ponto. Outro, que adora o assunto, citou as descobertas da NASA, como água em Marte. Troquei uma ideia com ele. Já que era entendido, perguntei:

- Na nossa galáxia é a Via Láctea, certo?

- Sim – ele respondeu.

- Quantos sóis existem nela?

- Estimam cerca de 40 bilhões de sistemas solares, parecidos com o nosso.

- E quantas galáxias há no Universo?

- Recentemente, descobriram pelo Hubble, que a quantidade é maior que acreditam, cerca de 2 trilhões de galáxias.

- Até eu terei dificuldade de fazer essa conta. Então, poderiam ser 80 bilhões de trilhões de sistemas solares como o nosso?

- Acho que é isso sim.

- Qual a probabilidade de somente o nosso sistema ter gerado e proliferado vida? Qual a probabilidade de outro sistema, entre todos esses, ter tido condições semelhantes as nossas ou outras que propiciassem a formação de vida?

Todos se olharam,é difícil ir contra a Matemática... kkkk

#matematicanaveia #probabilidade #estamossozinhosnouniverso?

Tamires Damaceno “Matmad”

Para mim tudo é Matemática. Não escondo de ninguém, tenho até orgulho de dizer: sou uma racionalista. Sou tão fã da ciência que me apresento como Matmad, em referência à disciplina, e uma espécie de anagrama das primeiras letras do meu nome e sobrenome. Busco lógica em todas as situações e para todas as tomadas de decisão, além de adorar fazer contas e estimativas para tudo. Aos 22 anos, já me graduei em Matemática e faço cursos no IMPA. Por isso, tem algo que me enlouquece. Como muitas pessoas têm aversão à Matemática?!?! Como?!?! Pensando nisso, aceitei entrar para o Galera Cult. Meu projeto aqui é promover a Matemática como saber cotidiano e interdisciplinar, reverter o medo e o ódio que muitos sentem pela disciplina e conquistar mais adeptos da minha “religião” kkkkk