Reeducação alimentar já !

Olha quem está aí! Que bom que você apareceu! O assunto de hoje é algo que convivemos diariamente: alimentação. Esta é o que nos proporciona energia para realizarmos as diversas atividades do dia a dia. A glicose ingerida passa por diversas reações até a formação do ATP  (energia), ou seja , se não nos alimentarmos , não conseguiremos realizar as atividades básicas do nosso cotidiano como andar, falar e escrever. Interessante, né?

Entretanto, não basta comermos qualquer alimento, temos que manter a harmonia entre esses tipos: proteínas (ex: carnes), carboidratos (ex: pão), lipídeos (ex: pele de frango) e sais minerais. As primeiras possuem o papel estrutural, já o segundo é responsável pela grande parte da energia gasta pelo corpo e os lipídeos armazenam energia, protegem contra choques mecânicos e servem como isolante térmico.  Além disso, os sais minerais participam da manutenção da homeostasia (equilíbrio) corporal, participando diretamente e indiretamente de diversas reações. Não podemos deixar de citar também as vitaminas que são micronutrientes que participam do metabolismo, elas devem ser ingeridas a mais ou a menos dependendo da sua idade, estado de saúde e sexo. Elas podem ser classificadas em liposolúveis( K; E; D; A) ou hidrosolúveis ( C e Complexo B). É importante destacar que as vitaminas não substituem os alimentos, pois sem estes o organismo não absorve as vitaminas.

 

 

É necessário atentar que o consumo exagerado de um único tipo de alimento pode causar diversas doenças. Alimentos fritos e que contêm açúcar (balas, salgados e bolos) devem ser consumidos em baixas proporções, porque eles não fornecem nutrientes e são ricos em calorias. O consumo frequente desses alimentos, incluindo os tipos fast food levam ao aumento de peso corporal e ao desenvolvimento de problemas circulatórios, em muitos casos levando a pessoa à mesa de cirurgia. Fiquem ligados...

Sabe quando falam para comermos verduras e legumes?! Essas pessoas estão corretas, pois esses alimentos nos proporcionam grande parte das vitaminas e sais minerais de que o nosso organismo precisa, além de fibras e de pouquíssimos carboidratos. Vale lembrar, que alfaces, rúculas, agrião, ou seja, alimentos de origem vegetal possuem celulose, a qual nosso organismo não consegue digerir, facilitando assim o término do sistema digestório.

Por hoje é só pessoal! Não se esqueçam de estar sempre atentos em sua alimentação, lembre-se que a prioridade é sua saúde! Mantenha-se sempre ligado aqui para se informar mais sobre nossa saúde!

Chang Li “Li”

Tenho ascendência chinesa. Sou filho único e meus pais possuem uma pequena indústria de roupas. Eles trabalham incessantemente e por isso possuem muitos problemas de saúde. Talvez este seja o motivo do meu fascínio por Saúde e Nutrição em geral. Sei que será preciso estudar muito porque vou cursar Medicina, mas meu sonho não termina aí. Pretendo transformar esta ciência, mesclando os conhecimentos científicos “ocidentais” com a “sabedoria oriental”, baseada em complexidade e harmonia. Quero aproveitar o melhor desses “dois mundos”, que são inseparáveis. Adoro estudar também sobre alimentos orgânicos e práticas agrícolas sustentáveis. Aqui, no Galera Cult, vou dividir com vocês muitas informações úteis sobre cuidados com seu corpo e, por que não, também sobre sua mente, coração e espírito?