E o que vem depois da combustão?

Bem vindos, Galera Cult! Vamos descobrir um pouco mais sobre a combustão. Vimos que essa é uma reação química que entre o comburente (oxigênio) e os combustíveis como, por exemplo, os derivados de petróleo (diesel, gasolina, querosene) e o carvão (vegetal e mineral). Além da liberação de energia (sob a forma de calor) ocorre a emissão de compostos com base em carbono, como o dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) e o monóxido de carbono (CO). Creio que você lembra um pouco da relação desses gases com o agravamento do efeito estufa. 
 
O uso de combustíveis não renováveis -aqueles que não se recompõe rapidamente, ou seja, foram formados por longo tempo na escala geológica- como o petróleo e o carvão mineral, são mais danosos ao meio ambiente. Estes combustíveis, quando utilizados, lançam na atmosfera o carbono (CO2 e CO) que estavam guardados e imobilizados. Portanto, acabam por fazer um acréscimo de gases em nossa atmosfera, perturbando o equilíbrio existente, como por exemplo, intensificando o efeito estufa.
 
A intensificação do efeito estufa aumenta a retenção de calor na nossa atmosfera provocando o aumento médio da temperatura do planeta. Como fica mais quente, o equilíbrio ecológico é alterado, ocorre degelo das calotas polares, elevação do nível dos oceanos, mudanças do regime hídrico (como as chuvas escassas em alguns lugares e abundantes em outros), mudança da vocação agrícola (perda de áreas férteis), dentre outros.
 
Já o carvão vegetal, um combustível renovável (se recompõe em um curto período na escala geológica), apesar de também emitir o CO2 e CO na atmosfera, não está fazendo um novo aporte desses gases. Isso porque a madeira utilizada como carvão vegetal cresceu absorvendo o CO2 da atmosfera (lembre-se da fotossíntese). 
 
Dessa forma, quando o carvão vegetal é utilizado como combustível, ele está fazendo parte do ciclo. Mas é claro que para isso não afetar a sustentabilidade do planeta, as árvores devem ser repostas e plantadas adequadamente, além de não usarem produto ilegal, como as madeiras dos ecossistemas naturais. Portanto, o carvão vegetal deve vir de florestas plantadas em ambientes já degradados. Mas, infelizmente, nem sempre é isso o que ocorre. As árvores do mangue e do cerrado, por exemplo, são frequentemente queimadas para produzir o carvão vegetal. Por isso, é importante a fiscalização ambiental e o consumo de produtos regularizados.
 
E você já plantou uma árvore? Investigue em sua casa quantas árvores sua família já plantou!!!
 
É isso ai GaleraCult. Espero que você tenha curtido mais uma investigação. Até a próxima...
 

Saiba mais

Reuso e reciclagem: os R’s salvadores

O triângulo da sustentabilidade

Paulo “Paulinho” Statera

Desde pequeno tive dificuldade de me enquadrar aos padrões; e não era só rebeldia. Ficava mais revoltado com aqueles que não faziam nenhum sentido. Esse comportamento gerou afastamento de meus pais e minha família em geral, com exceção do meu avô, Paulo, que também sempre foi um rebelde… hehehehe. Poucos reconhecem, mas os meus questionamentos não são vazios, são (e sempre foram) coerentes, pois percebo que as pessoas seguem e tomam decisões porque seguem modelos prontos ou porque pensam no curto prazo. Tudo mudou quando conheci um grupo que vive em uma Ecovila, o Gemeinde, que promove relações diferentes entre si e com o meio ambiente. Minha identificação com o grupo despertou meu interesse por Sustentabilidade e essa passou a ser a minha missão: disseminar outras formas de relacionamento entre os seres humanos e com a natureza. Siga-me no Galera Cult e fique sabendo mais sobre críticas a sociedade atual e sobre práticas sustentáveis