Cálculo do PIB
Galera, vocês já repararam como são medidas as riquezas e o grau de desenvolvimento de um país. É sempre demonstrado, apesar de não ser o único índice, o valor do Produto Interno Bruto do país, conhecido pela sigla PIB.
Antes de falar sobre o PIB, eu deixo um alerta importante: não confunda o valor absoluto do PIB com o crescimento do mesmo. Algumas tabelas nos mostram o crescimento do PIB de alguns países. Essa informação é importante, porque demonstra a dinâmica atual de uma economia, mas ela não quer dizer, necessariamente, que um grande crescimento seja igual a uma grande economia. Vamos supor que um país tenha um PIB de 1 bilhão de dólares. Essa quantia é baixíssima. Se no ano seguinte esse país atingir um PIB de 2 bilhões de dólares, a quantia continuará extremamente baixa, mas o crescimento do PIB terá sido de 100%, e com certeza seria o maior crescimento do mundo.
Os Estados Unidos, raramente, vão alcançar um crescimento do PIB maior que 5%.A economia é tão gigantesca, que 5% a mais desse montante é bastante dinheiro. Aumentar 5% seria aumentar em muito (valores absolutos) a produção de riquezas de um país. Por isso, vemos, geralmente, países emergentes ou subdesenvolvidos com as maiores taxas de crescimento do PIB. Crescer a partir de uma economia pequena é mais fácil que crescer a partir de uma economia grande.
De maneira simples, podemos afirmar que o PIB é a soma de todas as riquezas geradas pelo país e pela população. Em fórmulas, seria uma soma do: a) consumo privado interno, b) quantidade de investimentos no ano, c) gastos produtivos do governo, d) volume de exportações. Teria que ser subtraído a esse número total o volume das importações. O peso que cada parte dessa “fórmula” terá depende do método de cálculo. Um PIB elevado significa que as empresas estão produzindo muito, gerando emprego, gerando renda, gerando consumo, gerando mais produção, mais emprego, mais consumo. Por que os países não conseguem chegar e manter sempre esse “ciclo” virtuoso? Quando não há como circular o produto com eficiência, há impostos e tributos que limitem os investimentos, sobretudo estrangeiros, há instabilidade política, há baixo nível de escolaridade... Tudo isso pode prejudicar o somatório final que eu indiquei ali acima.
Importante: o índice só considera os bens e serviços finais, de modo a não calcular a mesma coisa duas vezes. A matéria-prima usada na fabricação não é levada em conta. No caso de um pão, a farinha de trigo usada não entra na contabilidade.
Diante disso, você me perguntaria “qual é o maior PIB do mundo”. Eu respondo que é o PIB dos Estados Unidos, com quase 16 trilhões de dólares. Ainda é bem superior ao PIB da gigantesca e crescente China, com algo próximo dos 9 trilhões de dólares. E o Brasil? 2,5 trilhões de dólares. Ruim? Depende do ponto de vista. Somos a 7ª maior economia do mundo, mesmo com todos os problemas. Além disso, o potencial que ainda temos para crescer mais faz com que o mundo inteiro sempre mantenha uma atenção especial na evolução da nossa produção interna bruta. Fique ligado!! Bjokas!