Ética e Empreendedorismo

Especialmente no universo do trabalho, é difícil equilibrar cooperação e competição. Pelo menos, é o que dizem meu pai e meu tio, que fundaram uma escola de qualificação profissional.
 
- A competição faz com que os produtos e os serviços melhorem, pois o consumidor sempre comprará o melhor produto ou serviço para ele. Dessa forma, as empresas e os empreendedores de uma forma geral sempre buscam melhorar – diz sempre meu pai.
 
Importante lição de Empreendedorismo. E a Ética? Onde entra nessa história? Sempre pergunto isso também a eles. Meu tio costuma responder:
 
- A Ética é essencial também, porque sem ela viveríamos em um ambiente de competição selvagem! Imagine viver todo dia em um clima de vale tudo?!
 
Boa resposta, mas muito vaga ou abstrata, como diria o Fred... rsrsrs... Eu penso que a Ética deve caminhar junto com o Empreendedorismo, no mundo do trabalho, pois a primeira fornece uma referência de comportamento, coloca limites e inspirar atitudes para todos poderem conviver, e no caso competir, da forma mais harmônica possível, com regras mais claras.
 
Para ficar ainda mais fácil de entender, vou dar um exemplo. Vamos imaginar um processo seletivo, ou seja, uma empresa abriu vaga para realizar uma contratação. O cargo foi descrito e são necessárias certas habilidades. Seria ético mentir no currículo dizendo que você possui certo conhecimento necessário para o cargo, quando não é verdade? Seria o mesmo que “colar” em um concurso, não é mesmo? Nessa situação, o candidato está trapaceando, gerando uma injustiça na seleção e prejudicando os demais. Além disso, seu golpe não durará muito tempo, pois sua incompetência será descoberta em pouco tempo, o que será pior para ele. Esse golpe não é Empreendedorismo, além de ser antiético! Empreender nesse caso seria buscar se qualificar (ou estudar mais para a prova, na situação do concurso) para melhorar seu currículo com motivos.
 
Por situações como essa e outras, que a Ética e o Empreendedorismo devem caminhar lado a lado.
 

Saiba mais

Entretenimento e empreendedorismo

Empreendedorismo por necessidade: a criação do alfabeto pelos Fenícios

Leonardo “Leo” Gantes

Eu tinha um comportamento péssimo – pelo menos era o que meus pais achavam - até ficar amigo Fred, um pedagogo que meu pai conheceu, e começar a aprender sobre Ética. Ele não me ensinou como eu deveria me comportar, não tentou me doutrinar. Ele optou por conversar comigo, me compreender e ao mesmo tempo me ensinou sobre Ética e como raciocinar para tomar atitudes melhores. Continuo sem gostar muito de estudar… rsrsrs… Mas pelo menos agora faço escolhas com mais consciência. Gosto mesmo de sair com meus melhores amigos, Sid e Teresa, e minha namorada, Helena, além de filmes de zumbi e sou superfã do Batman. Na minha área no Galera Cult, vou compartilhar com vocês alguns pensamentos e provocações, sempre sobre o comportamento humano.