Empreendedorismo por necessidade: a criação do alfabeto pelos Fenícios

Vocês já devem estar ligados, mas eu vou repetir. As invenções e o empreendedorismo de uma forma geral dá-se por dois motivos: oportunidade ou necessidade. Ou a inovação bate a sua porta ou, em outros momentos, ela é criada pois a situação exige uma nova criação.

Os Fenícios foram os maiores (e melhores) navegadores da Antiguidade. Dominavam rotas marítimas e o contato com diversos povos favoreceu o comércio, tendo eles – os Fenícios – os grandes mercadores, negociantes e transportadores. Funcionavam como a Amazon de hoje... rsrsrs

Como é muito claro para nós hoje, para fazer uma negociação é preciso ter uma boa comunicação entre os lados. Por isso, hoje em dia, muitas pessoas estudam línguas. Agora... imagine realizar uma transação comercial sem sequer palavras escritas?! Dificil, não? Quer dizer... MUITO difícil!!!

 



Foi para superar essa limitação que os Fenícios criaram o primeiro alfabeto que se tem conhecimento. Viram a dificuldade, a necessidade, e empreenderam em uma solução. Essa invenção foi tão boa que influenciou as gerações e os povos futuros. Foi baseado no alfabeto fenício que os gregos criaram o seu, de onde surgiu o latino, de onde surgiu a nossa língua portuguesa. Portanto, devemos prestar nossa homenagem aos grandes navegadores da Antiguidade.

Você pode estar se perguntando... E como isso pode me ajudar? Ah! Talvez, você não tenha entendido a importância do estudo do empreendedorismo. Eu gosto de aprender esses exemplos, pois me ajudam no dia a dia. Quer ver como? Um exemplo: os Fenícios criaram um alfabeto para ajudar na comunicação. A comunicação ainda é um problema hoje em dia? Sim. Hoje, são quase 7000 línguas faladas no mundo e por isso devemos melhorar cada vez mais as soluções para facilitar o entendimento mútuo.

Existem alguns aplicativos que facilitam a sua vida na conversão de línguas, seja em uma negociação comercial ou em uma viagem. Fique sabendo os melhores deles aqui:

http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/turismo/turismo-internacional/conheca-os-5-melhores-aplicativos-para-traducao-de-idiomas-para-sua-viagem-de-ferias-17439.asp

Mesmo com esses apps no mercado, ainda há espaço para melhorias. Quem sabe não será você a criar a nova (e melhor) solução para comunicação entre pessoas no mundo?! Eu estou de olho!

Ana “Aninha” Kreintino

Sabe o que eu acho mais comum entre meus amigos adolescentes? Eles não sabem o que querem da vida. Estão perdidos. Por exemplo, meus dois irmãos mais velhos, Alex e Aílton, de 17 e 18 anos, e que ainda nem sabem qual carreira seguir. Pode até aparecer papo de “velho”, de mãe e pai. E é mesmo, né? Mas eu não sou “velha” não, hein! A diferença é que eu sei bem o que eu quero. E não é pouco. Não é exatamente ser rica, ou famosa. Tem a ver com um orgulho pessoal, algo dentro de mim. Quero fazer a diferença. Adoro Empreendedorismo. Aos 8 anos, aprendi a fazer brigadeiro e passei a comercializar na vizinhança e na escola. Mas fiz isso porque vi a oportunidade. Não gosto de cozinhar. Minha parada é tecnologia. Meu sonho é criar um aplicativo inovador e viver dele, de preferência em Cingapura. Vou postar, nesse cantinho do Galera Cult, um monte de coisas sobre inovação, ideias de hoje e do passado que mudaram a nossa história.