Por que é importante estudar Ética?
Um convite para pensar...
Vou buscar uma definição bem antiga, mas que ainda tem relação com os nossos dias. Segundo o grego Aristóteles (384 – 322 a.C.), seguir um comportamento ético seria a maneira do cidadão ser feliz, ou seja, seria um conjunto de hábitos e práticas cotidianas que provocariam, no ser humano, um sentimento de satisfação e orgulho com as consequências de suas atitudes.
Isso quer dizer que Ética refere-se a escolhas, a comportamentos. Essa conclusão responde a outra pergunta: Por que é importante estudar Ética? Ora, como vivemos e convivemos em comunidade, precisamos estar atentos às consequências de nossas escolhas e ações, porque cada uma delas afeta outros semelhantes.
Isso mesmo. Cada escolha que fazemos no dia a dia não impacta somente as nossas vidas, mas as de outras pessoas também. E como queremos sempre o melhor para nós, também queremos para os outros, não?
Assim, o que muitas vezes é complicado – escolher o que é melhor para nós – torna-se ainda pior, quando consideramos não ignorar o efeito de nossa existência e de nossas ações na vida das outras pessoas.
Para facilitar isso, podemos utilizar a Filosofia. Refletir, analisar, imaginar, construir formas de chegar às melhores respostas. Ética é uma parte da Filosofia e seu estudo possibilitará reflexões e ferramentas para ampliar o seu pensamento e consequentemente sua capacidade de fazer escolhas que considerem o que é melhor para você e para os demais indivíduos, que de alguma forma são impactados por você.
Para pensar:
Relembre uma escolha importante que você fez e que impactou a vida de pelo menos três pessoas. Em seguida, procure lembrar os critérios que você usou para fazer tal escolha.