A origem das frações no Egito Antigo

Oi amigo, beleza? Como dois apaixonados pela História, sabemos muito bem que a civilização egípcia foi uma das mais importantes para o desenvolvimento da humanidade, deixando um imenso legado de conhecimento em diferentes áreas de nossas vidas. Os saberes criados no Egito antigo estiveram relacionados a agricultura, a arquitetura, a escrita, a engenharia, entre outros, e permitiram o desenvolvimento de diversos campos das ciências modernas. Um desses campos foi a matemática. Para entender o que estou falando vou te dar um exemplo: você já aprendeu nas aulas de matemática o que são frações, certo? Agora, sabe como foram inventadas e utilizadas pela primeira fez as frações? Não? Ah, então vou te contar uma história muito legal para você conhecer um pouco mais sobre a apaixonante ciência dos números. 

Apesar do Egito ser marcado por clima desértico em praticamente todo seu território, o rio Nilo que corta todo o país transformou a região em um local propício para a agricultura e a navegação, permitindo assim o surgimento das primeiras civilizações humanas nessa localidade. Pela importância que o rio Nilo representava para o Egito Antigo, o historiador grego Heródoto definiu o “Nilo como a dádiva do Egito.”. Além de favorecer o cultivo de alimentos e o transporte, a água desse rio também era utilizada para o abastecimento e consumo dos moradores.  Agora, você deve estar se perguntando o que tudo isso tem a ver com a matemática, certo? Muita calma, que já vou te explicar.  

Durante as inundações do Rio Nilo, muitas terras ficavam submersas, e isso fazia com que elas recebessem nutrientes. Essas terras tornavam-se muito férteis para a agricultura, favorecendo o cultivo de legumes e verduras, além de diversas frutas. Para facilitar a agricultura, os egípcios aravam a terra com arados puxados por bois e plantavam as sementes. Entretanto, um problema ocorria após as inundações: quando as águas baixavam, era necessário remarcar os limites entre os terrenos de cada morador. No entanto, por mais eficientes que tentassem ser, não encontravam um número inteiro para representar tais medidas, o que os levou a utilização das frações. Elas facilitavam a separação correta do terreno e dessa forma, evita-se os conflitos entre os moradores. Assim, as frações começaram a ser utilizadas para dividir números inteiros. Através dessa pequena história percebemos a importância da matemática para solução de problemas que encontramos no nosso dia a dia, tal como faziam os antigos moradores do Nilo. Um grande abraço e até a próxima!!

Titta Resor “Titta”

Filha única de historiadores e educadores, tive meus pais sempre muito presentes na minha vida. Por isso, nunca tive dúvida de que seguiria seus passos. Eles sempre contavam inúmeras histórias para ilustrar o que queriam ensinar. Percebia que meus amigos não tinham a mesma oportunidade. Eles sempre reclamavam da ausência dos pais e percebia que isso afetava o comportamento deles. Assim, resolvi mergulhar em um grande projeto: como usar a História para levantar questionamentos e ensinar “boas” atitudes para as pessoas? Resolvi usar o bom exemplo dado pelos meus pais para responder essa pergunta. Minha missão aqui, no Galera Cult, será educar através de histórias, mais precisamente contando um pouco sobre a vida de grandes personagens da História. É o que eu chamo de usar História e Biografias para educar.