Os avanços e retrocessos da República no Brasil

A palavra República, em latim res publica, significa “coisa pública” e representa a forma de organização do Estado e da escolha dos representantes do governo em um país. Na República, os cargos são escolhidos pelo povo e a sua duração é limitada. Cabe aos cidadãos a escolha de quais representantes devem ser eleitos para tomar as decisões políticas. Mas, não basta apenas votar! Também é dever dos cidadãos fiscalizar se seus representantes estão atuando da forma correta, cabendo inclusive a sua retirada do cargo, caso não estejam agindo conforme o interesse de todos. No caso do Brasil, de acordo com a nossa constituição, somos uma República Federativa Presidencialista, o que significa a escolha do presidente, nosso principal cargo, de quatro em quatro anos. Normalmente, a história da República no Brasil é dividida em 5 períodos, que vamos conhecer de forma rápida agora:
 
Primeira República (1889-1930): 
 
A República foi proclamada no Brasil no dia 15 de novembro de 1889 e existe até os dias de hoje. Antes da instauração da República, o Brasil viveu durante mais de 60 anos sobre o regime monárquico, primeiro com D. Pedro I e depois D. Pedro II, os dois imperadores brasileiros. Acompanhando as mudanças ocorridas no país em finais do século XIX, a proclamação da República atendeu o desejo de vários setores da sociedade. Os primeiros anos da República no Brasil ficaram conhecidos como a República da Espada, pela liderança dos militares Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, esse último conhecido como “Marechal de Ferro”. A partir de 1894 até os anos de 1930, a liderança do regime republicano brasileiro coube as oligarquias, ou seja, a um restrito setor de políticos ligados aos setores exportadores, sobretudo do café, principal produto do Brasil na época. Essa fase denominou-se na história do Brasil de República Oligárquica.
 
 
Era Vargas (1930-1945):
 
No ano de 1930, uma importante figura chegou à presidência da República no Brasil. Seu nome, você já deve ter escutado por aí, Getúlio Vargas. Político determinado e carismático, que conquistou a simpatia e admiração dos trabalhadores. Vargas promoveu a modernização e industrialização do Brasil transformando-o de um país agrário para um país urbano. Durante seus quinze anos de governo, tratados na história como a Era Vargas, colecionou muitos aliados mas também opositores. Enquanto, por um lado alguns se lembram da figura de Vargas pelas suas benfeitorias como a legislação trabalhista e os avanços em setores como educação e saúde, outros destacam sua fase mais autoritária, quando governou o Brasil de forma ditatorial entre os anos de 1939 e 1945, período chamado de Estado Novo.
 
República Populista (1946-1964):
 
Entre o final das décadas de 1940 e início dos anos de 1960 a República brasileira ficou popularmente conhecida como República populista. Essa expressão diz respeito, aos presidentes dessa fase da República no Brasil que buscavam uma relação próxima com povo ao mesmo tempo que se relacionavam com setores da elite e do empresariado. Foram presidentes nesse período o general Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, que ficou no poder de 1951 até 1954 (ano de sua morte), Juscelino Kubistchek, Jânio Quadros e João Goulart.
 
Ditadura Militar (1964-1985): 
 
Período de 21 anos na história brasileira, que os militares governaram o Brasil. Nessa época, tivemos 5 presidentes que não foram eleitos pelo voto popular, o que evidencia que não se tratava de um período republicano na história brasileira, sendo ainda suprimidos direitos civis como a liberdade de expressão e de imprensa.
 
Nova República (1985- Hoje)
 
O fim da ditadura militar e o retorno dos direitos políticos da população movimentaram a sociedade brasileira no início da década de 1980. O pleno direito de votar para presidente só foi alcançado no ano de 1989. O primeiro presidente eleito pelo voto popular após mais de duas décadas foi Fernando Collor que não exerceu os quatros anos de mandato sofrendo o impeachment no ano de 1992. Completou seu mandato, o vice Itamar Franco. No ano de 1994, assumiu Fernando Henrique Cardoso que permaneceu até o ano de 2002. Nos últimos doze anos, tivemos dois presidentes do Partido dos Trabalhadores, primeiro Luís Inácio Lula da Silva entre 2003 e 2010, e agora, Dilma Roussef, que já governou o país entre 2011 e 2014, sendo reeleita até o ano de 2018. 
 
Até a próxima, meus amores! Bjos!
Titta Resor “Titta”

Filha única de historiadores e educadores, tive meus pais sempre muito presentes na minha vida. Por isso, nunca tive dúvida de que seguiria seus passos. Eles sempre contavam inúmeras histórias para ilustrar o que queriam ensinar. Percebia que meus amigos não tinham a mesma oportunidade. Eles sempre reclamavam da ausência dos pais e percebia que isso afetava o comportamento deles. Assim, resolvi mergulhar em um grande projeto: como usar a História para levantar questionamentos e ensinar “boas” atitudes para as pessoas? Resolvi usar o bom exemplo dado pelos meus pais para responder essa pergunta. Minha missão aqui, no Galera Cult, será educar através de histórias, mais precisamente contando um pouco sobre a vida de grandes personagens da História. É o que eu chamo de usar História e Biografias para educar.