Mas por que tantas vacas?

Oi, meus amores! Tudo bem? Fui com meu amigo Li tomar a vacina de febre amarela e quando estávamos saindo do metrô percebi que tinha uma vaca toda fashion no meio da estação. É isso mesmo, uma vaca! Fiquei mega curiosa e descobri que estava rolando a CowParade Brasil 2017 em São Paulo. Esse é o maior e mais bem sucedido evento de arte pública no mundo e aqui no Brasil já está na sua 10ª edição e pela primeira vez terá como tema “uma viagem pelo mundo”.

As esculturas de vaca são feitas em fibra de vidro, em tamanho natural e são pintadas por artistas locais, escultores, artesãos, arquitetos, designers etc. Algo que achei bem bacana é que você não precisa ser um profissional da área para participar do processo seletivo, enviando um projeto, basta apenas ter criatividade e se candidatar. Estou até pensando nisso... Quem sabe no próximo ano... Ops, voltando, desculpem! Essas maravilhosas obras de arte são distribuídas em locais públicos como estações de metrô, avenidas e parques e, logo após a exposição, as vacas serão leiloadas e o dinheiro arrecadado será revertido para Instituições Beneficentes. Não é um máximo como a arte pode influenciar nossa sociedade?!

Ah! O Li me perguntou do porquê terem escolhido a vaca e não um cachorro, por exemplo, e acho que vocês também podem estar se questionando sobre isso. Então, os criadores desse evento acreditam que há algo mágico com esse animal, pois representa diferentes conceitos para as pessoas de todo o mundo, pois pode ser algo sagrado, histórico, carinhoso... Além disso, as esculturas formam uma tela tridimensional que agrada a todos os artistas e não há outro animal que forneça essa flexibilidade criativa. Bom, galera, esse foi o nosso papo cult de hoje! Até a próxima! Bjokas!

Cecília “Ciça” Lisboa

Para as pessoas eu sempre vivi no mundo Lua. Não sei se é o nome correto. Confesso que, para mim, o nome nem é importante. O que vale é que era (e ainda é) o meu mundo. Tenho 18 anos e sou uma artista, ao menos é essa definição de que gosto. É verdade que sempre tive dificuldade de me comunicar, mas autista é exagero ☹ Só porque eu sempre fui apaixonada por arte - de todos os tipos – e preferia livros a pessoas??? Aos 12 anos, meus pais desistiram do ensino formal, porque eu não conseguia me concentrar e, consequentemente, passar de ano. Assim, eles contrataram uma tutora e passei a ter aulas em casa. Foi a melhor coisa que podia me acontecer. A tutora, Maria Augusta, passou a usar a linguagem que eu gostava e entendia: a arte. Deu tudo certo ☺ Através das Artes, conquistei meus diplomas do Ensino Básico. Hoje, curso História da Arte em uma tradicional Universidade. Meu sonho? Mostrar como Leitura e Artes tem relação interdisciplinar importante com as demais disciplinas. E é isso que farei aqui no Galera Cult.